Fica na vizinha Bolívia o Salar de Uyuni, o incrível deserto de sal considerado o maior do mundo. Próximo das cidades de Potosí e Oruro, o deserto está localizado a 600 km da capital do país, La Paz, e é formado por crostas espessas de sal, proveniente da evaporação de lagos pré-históricos da região.
Com cerca de 12 mil km² de extensão e a 3.600 m de altitude, sua área conta com lagunas, lagoas coloridas e águas transparentes, criando um cenário de muita beleza natural em uma imensidão branca. No início do verão é possível encontrar diversos flamingos que aparecem nesta época de chuvas e descongelamento do Andes.
O roteiro de visita ao Salar de Uyuni, comercializado por agências locais e feito com grupos em carros 4×4, costuma durar cerca de quatro dias, com diversas paradas, passando cidades como Uyuni, na Bolívia, e São Pedro de Atacama, no Chile. No caminho, as paisagens variam de gêiseres, lagos de águas cristalinas até vulcões.
Uma das paradas do roteiro é em Colchani. A pouco mais de 20 km localiza-se o povoado dedicado à exploração do sal. A capacidade de extração é de 20 toneladas ao ano, sendo que 90% do sal é para o consumo humano. A cidade oferece artesanatos feitos com o material explorado.