Com a suspensão temporária da emissão do passaporte pela Polícia Federal, a saída neste momento para quem não tem ou está com o documento vencido é viajar para países membros ou associados ao Mercosul. Para entrar em algum desses destinos, basta apresentar a carteira de identidade original em bom estado de conservação, garantindo a boa visualização da foto e a leitura dos dados. Mas atenção: a data de emissão não pode ultrapassar 10 anos. Faça sua escolha:
Para onde o brasileiro pode ir apenas com a carteira de identidade:
Argentina (foto) – A charmosa capital portenha, Buenos Aires, é um dos destinos queridinhos dos brasileiros. A Patagônia e as regiões cobertas por vinícolas são uma pequena amostra das preciosidades que a Argentina pode oferecer a qualquer viajante.
Bolívia
O país possui riquezas como o Salar de Uyuni (o maior deserto de sal do mundo), sítios arqueológicos e o Lago Titicaca, o mais alto do mundo, já na fronteira com o Peru. Mas é preciso condicionamento físico, pois a altitude naquele lado dos Andes é desafiadora.
Chile
Da capital Santiago e seus arredores salpicados de vinícolas e estações de esqui, como o famoso Vale Nevado, as opções de passeios são múltiplas, indo do Deserto do Atacama à gelada Patagônia chilena. A viagem pode ser esticada até a mítica Ilha de Páscoa.
Colômbia – Além de San Andrés e Cartagena, os principais destinos no Mar do Caribe, o país reserva excelentes passeios na capital Bogotá ou em Medellín, terra do artista Fernando Botero.
Equador
Conhecido especialmente por dar nome à linha imaginária que separa o mundo em dois hemisférios, este pequeno país tem muito a oferecer para seus visitantes. A capital, Quito, está situada entre vulcões e tem um centro histórico considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Paraguai – Esquecido por boa parte dos viajantes brasileiros, o Paraguai pode ser uma agradável surpresa: da capital Assunção, com diversos prédios históricos e áreas verdes, ao interior do país, onde se encontram as Ruínas da Santíssima Trindade, da época em que os jesuítas andaram por ali.
Peru
Não é preciso passaporte para conhecer um dos mais incríveis Patrimônios da Humanidade: Machu Picchu ou a "cidade perdida dos incas". É o principal cartão postal peruano, mas o país tem muito mais a oferecer, desde a premiada culinária peruana, na capital Lima, às ondas do Pacífico.
Uruguai
O Uruguai é um país que conquista à primeira vista e um ótimo destino para quem deseja desacelerar, mesmo na capital, Montevidéu. As distâncias são curtas, seja para o badalado balneário de Punta del Este ou na direção da charmosa Colônia del Sacramento, tombada pelo Patrimônio Histórico.