Da época de terra sem lei, retratada na série Narcos, ao país que emocionou o mundo ao prestar uma comovente homenagem às vítimas da tragédia do voo da Chapocoense, em novembro de 2016, muito tempo se passou e hoje nosso amável vizinho é um país que se reinventou e renasceu para o turismo. Ainda bem, pois a Colômbia é um país surpreendente, com belas cidades coloniais e onde a Floresta Amazônica encontra a Cordilheira dos Andes e as praias são banhadas tanto pelas águas claras do mar do Caribe quanto pelo azul profundo do Oceano Pacífico. Além das paisagens, da saborosa comida e da rica cultura popular, o povo é alegre e hospitaleiro.
Bogotá, 5ª maior cidade da América Latina
Sinônimo de música, cultura, salsa, boa gastronomia e bairros coloniais charmosos, a capital abriga alguns dos mais impactantes museus de toda a América do Sul, como os imperdíveis Museo del Oro e o Museo de Botero. Eles estão situados no centro histórico, chamado La Candelaria, que guarda a maior parte dos pontos turísticos de Bogotá: a central Plaza de Bolívar, onde estão a bela Catedral Primada e o Palacio de Justicia, o Cerro Monserrate, e o Casa Museo Quinta de Bolívar, casa do século 17 que pertenceu a Simón Bolívar, herói das guerras de independência da América Latina. Bem próximo fica o bairro de La Macarena, cheio de barzinhos, restaurantes e galerias de arte.
A 48 km de distância, em Zipaquirá, está a Catedral de Sal, outra atração imperdível. O lugar é originalmente uma mina de sal escavada no interior de uma montanha (indício de que ali já foi um oceano, há milhões de anos). Ao mesmo tempo que cavavam túneis para extrair o sal, os mineradores talhavam salões que depois foram transformados em capelas e recantos de oração.
San Andrés
A 700 quilômetros da costa, mais próxima da Nicarágua, a ilha em formato de cavalo-marinho é a principal do arquipélago, rodeado por ilhotas com mar multicolorido e as praias mais bonitas da Colômbia. San Andrés concentra resorts all-inclusive, lojas duty free e um aeroporto. Mas o melhor do lugar é estar dentro d’água, nadando com arraias e peixes de todos os tamanhos que vivem na terceira maior barreira de corais do mundo, ali situada.
Cartagena das Índias
É o segundo principal destino colombiano e talvez a mais bela cidade colonial da América Latina. Suas muralhas do século 16 bem conservadas guardam um conjunto arquitetônico colorido com pracinhas jardinadas, igrejas, monumentos históricos e casas antigas com pátios recônditos que hoje viraram hotéis-butique, cafés charmosos, lojinhas e várias opções de restaurantes. O Centro Histórico é a atração principal, com seu casario e construções como o Palácio de La Inquisición, a Catedral, a Puerta del Reloj e a Plaza de los Coches.
Medelin
A segunda maior cidade do país, que já foi palco da violência dos narcotraficantes, viveu uma verdadeira transformação em seu espaço público, com generosos investimentos em infraestrutura, educação, transporte e, principalmente, arquitetura. Parques, bibliotecas, hotéis, museus e um sistema de metrô foram construídos. Na área central fica a Plaza Botero, com esculturas do artista, junto ao Museo de Antioquia, que tem obras de outros colombianos. Vale conhecedr também o Museo Casa de La Memoria, cujas exposições falam da história e das vítimas das guerrilhas do país.
Islas del Rosario
As Islas del Rosario fazem parte do Parque Nacional Natural Los Corales del Rosario y de San Bernardo. Localizado em uma área de 120 mil hectares, este importante parque natural colombiano abriga grande biodiversidade marinha e terrestre. O passeio ao arquipélago pode incluir ainda uma visita a um oceanário na ilha San Martín de Pajarales, com cerca de mil organismos de 140 espécies marinhas. Outro destaque é a Playa Blanca, na Isla Barú, considerada uma das mais bonitas da região.
Lago Guatavita
A 60 km da capital está a lagoa sagrada, que era o lugar onde os índios adoravam a Chie, sua deusa da água, por meio de grandes cerimônias que deram origem à lenda de El Dorado.
Cabo dela Vela
Localizado no nordeste da Colômbia, o caminho para chegar até o Cabo dela Vela é difícil e longo, mas o esforço é recompensado com uma paisagem única, com dunas e rochas formando uma imensa paisagem que se derrama até o mar do Caribe.
Parque Nacional los Katios
O Parque Nacional Los Katios está localizado no nordeste da Colômbia e cobre área de 585 km². Foi criado em 1973 e declarado Património Mundial da UNESCO em 1994. No parque existem mais de 400 espécies animais, como a arara, a garça, o pato-real, o pica-pau e o tucano, que constituem 20 % da fauna do país.
Nevado del Tolima
É um dos maiores estratovulcões ativos dos Andes Central da Colômbia. Ele está localizado no Parque Nacional Los Nevados entre os departamentos de Tolima, Quindio, Risaralda e Caldas. O local é bastante visitado por praticantes do trekking, que se aventuram para chegar ao seu pico de 5.215 m, uma meta que exige de 3 a 4 dias de caminhada.