Sala de Ideias

3 meses para 2024… E agora?

18/09/2023
Freepik

Marcella Cabral Kazze

Temos 3 meses para o ano acabar e é normal que nessa época você pare para refletir sobre as metas que você estipulou para você mesmo(a) no começo do ano.

Provavelmente na sua lista tinha metas como: alcançar um peso x; melhorar a sua alimentação e/ou praticar mais atividade física. Mas com a correria você acabou deixando esses objetivos para trás. Bom, hoje eu vim te dar uma ajudinha extra.

Há vários caminhos para alcançarmos nossos objetivos e te garanto que apenas se culpar pelo o que não foi feito, não é um deles. Sempre é hora para começar e aqui estão algumas dicas:

  1. Comece olhando para os hábitos que você acredita que precisam mudar e dentre eles, quais você está mais disposto a mudar.

Por exemplo, você bebe refrigerante todos os dias e em pelo menos duas refeições e vê isso como um hábito negativo para a sua saúde.

  1. Estabeleça metas que são possíveis, considerando o tempo que você quer alcançar e o tempo que você conseguirá se dedicar.

Ao invés de tirar o refrigerante de um dia para o outro, que tal colocar uma meta de um mês para parar com esse hábito? Começando por beber apenas uma vez ao dia na primeira semana, um dia sim e um dia não na segunda semana e assim em diante…

  1. Escolha as ferramentas e o que ou quem pode te ajudar nessas mudanças.

Pense em porque o refrigerante está sempre presente, será que você precisa comprar em grandes quantidades para já ter em casa sempre disponível? Será que você não pode comprar quantidades menores quando for beber?

  1. Inclua hábitos benéficos ao invés de pensar somente em retirar um hábito.

Que tal começar optando por uma água com gás nas refeições em que escolheu ficar sem o refrigerante? E depois, que tal testar a água pura?

  1. Celebre as etapas concluídas e as suas conquistas, perceba o que deu certo. E observe o que não foi tão bom para ver o que precisa ser melhorado.

Pratique a auto observação e veja como a mudança de hábitos pode estar te beneficiando para você alcançar os seus objetivos. Valorize e continue com aquilo que você já faz para uma vida mais saudável.

Esse foi um exemplo das mais diferentes metas que você pode ter na sua vida, algumas mais simples e outras que precisam de ajuda de profissionais e/ou mais tempo para serem alcançadas. Mas lembre-se, o primeiro passo é essencial para a busca daquilo que fará você se sentir melhor.

*Marcella Cabral Kazze – CRN3: 73261. Nutricionista

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.