A segunda maior cidade de Portugal não tem a famosa luz da capital, Lisboa, mas é imponente e apaixonante à primeira vista. Com rico passado histórico, monumentos arquitetônicos impressionantes e paisagens encantadoras, o Porto é destino obrigatório em um roteiro de viagem para a “terrinha”.
A cidade situada no norte de Portugal, nas encostas do Rio Douro já próximo da foz, deu nome a um dos mais cobiçados vinhos do planeta, o adocicado e aromático vinho do Porto, e enriqueceu graças a ele. Classificado como Património Mundial pela UNESCO, o Porto oferece uma síntese harmoniosa de atrações antigas e contemporâneas em estreitas vielas e largas avenidas. cidade é muito compacta, o que convida a fazer explorações a pé, desde que a pessoa aguente o esforço exigido nas subidas.
Os Tripeiros
No século 17, a cidade do Porto ganhou o apelido de Invicta, pois apoiou D. Pedro IV na sua luta contra os absolutistas. Até hoje, os portuenses se orgulham desse e de outros feitos, como o de 1415, quando para a conquista de Ceuta doaram toda a carne de qualidade para a Armada, ficando apenas com as tripas dos animais. Assim surgiu a alcunha “tripeiros”, além de um dos pratos mais típicos: as tripas à moda do Porto. Os tripeiros vivem em rixa com os alfacinhas (de Lisboa), tal como os paulistas e cariocas.
Dez lugares para conhecer
Vila Nova de Gaia – As Caves do Vinho do Porto é a principal atração turística do lugar. O vinho do Porto, doce e fortificado é produzido a partir das uvas cultivadas na região do Douro e enviado para as caves de Vila Nova de Gaia, onde é preparado e envelhecido.
Zona da Ribeira (foto acima) – A Ribeira fica junto ao Rio Douro em pleno centro histórico da cidade. Com suas coloridas casinhas debruçadas umas sobre as outras, equilibrando-se em ruelas, às vezes íngremes, a Ribeira oferece paisagem de cartão postal. Do outro lado do rio fica Vila Nova de Gaia, com uma sucessão de caves de vinho do Porto. Basta atravessar a ponte metálica Luís I e chegar a tempo de uma visita e prova da bebida. Se preferir, faça um passeio de barco.
Livraria Lello – O edifício neogótico, branco por fora e forrado em madeira por dentro, foi construído em 1906. O interior é uma obra de arte com um vitral enorme no teto e uma escadaria deslumbrante, toda em curvas. Muita gente vai só para olhar, apesar dos 120 mil títulos espalhados pelas imensas prateleiras.
Estação de São Bento e Aliados- Erguida no início do século 20 no local de um antigo convento, no Centro Histórico. O átrio tem 20 mil azulejos do pintor Jorge Colaço que resumem a história de Portugal. Próximo a ela está a Avenida dos Aliados, com um conjunto arquitetônico imponente e o seu caráter central, que fazem dela um dos cartões postais da cidade.
Sé Catedral – O grande ícone medieval da cidade, a Sé Catedral foi construída no século 12 em estilo românico. O claustro gótico, do século 14 e com belos azulejos do século 18, é aberto à visitação.
Palácio da Bolsa – O exuberante edifício do século 19 em estilo neoclássico demorou quase 70 anos para ser concluído. Tem chão em marchetaria com madeira do Brasil e da África, mobiliário em nogueira feito à mão e detalhes em ouro na decoração. O melhor de tudo é o salão árabe, inspirado na espanhola Alhambra. Símbolo comercial do Porto, o Palácio da Bolsa abriga também a Viniportugal, um espaço onde é possível provar gratuitamente vinhos de várias regiões do país.
Torre dos Clérigo – Monumento de estilo barroco, é a torre mais alta de Portugal, com seis andares e 225 degraus. Mede 76 metros de altura e a sua construção iniciou-se em 1754 e foi concluída em 1763 sob a direção do arquiteto italiano Nicolau Nasoni. Do alto da torre vislumbra-se quase toda a cidade do Porto e do Rio Douro até à Foz.
Rua Santa Catarina – É uma rua comercial da Baixa do Porto, reservada apenas a pedestres, com várias lojas de vestuário e o centro comercial Via Catarina, onde a praça de alimentação imita as típicas casas portuguesas. Também é endereço do glamouroso Café Majestic, fundado em 1921.
Casa da Música – Projetada pelo famoso arquiteto Rem Koolhaas para o evento Porto Capital Europeia da Cultura em 2001, a Casa da Música é uma dinâmica e moderna sala de concertos dedicada à criação e celebração da música, um importante centro cultural com visitas guiadas, workshops, restaurante e vários bares onde os visitantes podem descontrair.
Museu de Serralves – Rodeado por vastos e belos jardins, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves ocupa um moderno edifício projetado pelo renomado arquiteto português Álvaro Siza Vieira. Dispõe de uma notável coleção de obras nacionais e internacionais posteriores a 1960.