Destinos no Exterior

Carnaval de outro mundo

25/02/2017
Carnaval de outro mundo | Jornal da Orla
Paixão nacional, o Carnaval não é exclusividade brasileira. A festa também acontece em outros países, mas não espere algo parecido com a nossa folia, que sacode o país de norte a sul com escolas de samba, axé, frevo, blocos, trios elétricos … Bailes de máscara, batalhas de flores, seios à mostra (nenhuma novidade por aqui) são algumas das tradições dos foliões mundo afora. Confira:

Colônia – Alemanha

Quatro dias de folia é muito? Pois em Colônia, na Alemanha, a festa começa  às 11h11 do dia 11 de novembro e segue até a Quarta-Feira de Cinzas. A brincadeira, que acontece em pleno inverno, é chamada pelos alemães de “quinta estação do ano”. O ponto alto da festa são os desfiles com alegorias engraçadas que satirizam políticos e famosos. 

Barranquilla – Colômbia

 

A cidade, que fica a 700 km da capital Bogotá, recebe um carnaval muito tradicional no país. Durante as celebrações, há desfiles com apresentações de danças e ritmos folclóricos como gaita, salsa, fandango e cúmbia. O auge da festa é a Batalha das Flores, que ocorre no sábado anterior à quaresma. Trata-se de um desfile com a rainha do carnaval em um carro alegórico totalmente coberto por flores e que é seguido por outros carros também decorados, levando os príncipes e princesas da festa.

Nova Orleans – Estados Unidos

O carnaval mais famoso dos Estados Unidos é chamado de Mardi Gras, ou Terça-Feira Gorda, por influência dos franceses que colonizaram a região no século XVII. Se por um lado a festa pode parecer familiar para os brasileiros, com desfiles de carros alegóricos, blocos nas ruas e pessoas fantasiadas, por outro pode surpreender os mais desavisados. É que por lá a tradição é premiar quem mostra os seios com colares coloridos, símbolos da festa, que são distribuídos aos foliões.  

 Veneza – Itália
 

Com duração de cerca de 10 dias, essa festa italiana se caracteriza pelo uso de máscaras e figurinos que reproduzem o estilo dos nobres que viveram nos séculos passados. A tradição começou no século XVII, quando a nobreza vestia trajes luxuosos, máscaras e chapéus para se misturarem ao povo nas ruas. Atualmente a festa começa com o voo do anjo, quando uma jovem mulher, vestida de anjo, faz um voo sobre a Praça São Marcos, que é invadida por turistas todos dos dias durante as celebrações.

Satriano – Itália

A pequena cidade da região da Calábria possui um dos carnavais mais diferentes do mundo. Se por aqui Carnaval é sinônimo de alegria, para eles simboliza a tristeza e a escassez de alimento na Idade Média. Os foliões usam basicamente três fantasias: Rumit, Urs e Quaresima (ou Ermitão, Urso e Quaresma). A primeira simboliza a pobreza e é representada por pessoas vestidas de árvore. Já os Urs são fantasias confeccionadas com pelos de animais para representar prosperidade. Os Quaresima se vestem de preto e andam de forma lenta e melancólica.