Destinos no Exterior

A bela Punta del Este

14/01/2017
A bela Punta del Este | Jornal da Orla
Um dos destinos mais procurados por brasileiros que visitam o Uruguai, Punta del Este ferve no verão. Balneário mais importante do país vizinho, Punta é uma cidade sofisticada, de belas mansões e lojas de grife, variada gastronomia e diversão dia e noite em época de temporada. Para quem gosta de badalar, esta é a época certa para visita-la.
 
Como o próprio nome indica, é uma ponta de terra a este do país, cerca de 120 km da capital Montevidéu, que se espreguiça no trecho de encontro do Rio da Plata com o Oceano Atlântico. De um lado a mansidão das águas do rio; de outro a rebeldia do mar, o que justifica os nomes das duas praias que ladeiam Punta: Mansa e Brava.
 
Ela pertence ao Departamento de Maldonado, região turística que engloba outras pequenas e charmosas cidades litorâneas, como a capital Maldonado, San Carlos, Pan de Azúcar e lugares pacatos como o povoado da Barra e Piriápolis, inspirada nos grandes balneários europeus de la Belle Époque. 
 
Cinco dedos – Um dos símbolos de Punta é a escultura dos cinco dedos que se levantam da areia na Praia Brava, bem no centro da cidade. A escultura foi feita em 1982 pelo artista plástico chileno Mario Irrazábal.
 
Ilha dos Lobos – Outro passeio interessante é a Ilha de Lobos, morada de uma numerosa colônia de lobos marinhos – estimada em centenas de milhares – a 8,5 km da costa. Há barcos que oferecem o passeio.
 
Casapueblo – A original criação do famoso artista uruguaio Carlos Paez Vilaro, encravada nas encostas de Punta Ballena, lembra as alvas construções gregas. A geografia de Punta Ballena copia a figura de um cetáceo adormecido sobre as águas e dizem que o lugar é um dos mais energizados da região. Fica a 15 km de Punta e abriga uma galeria, hotel e mirante. 
 
La Barra – No verão, este é o playground da garotada em Punta, onde ficam as praias mais escondidas (Playa de la Posta, por exemplo) e as mais agitadas (Montoya, Bikini), além das baladas mais descoladas.
 
José Ignacio – Fica a 40 km do centro da cidade e poderia ser definida como “a Trancoso de Punta”. Os hotéis por lá são discretos e com ares zen.