Destinos no Exterior

Solte-se em Cuba!

07/01/2017
Solte-se em Cuba! | Jornal da Orla
Desde a revolução comandada por Fidel, Cuba marca presença no noticiário político mundial, mas nos últimos tempos vem conquistando cada vez mais espaço no noticiário turístico. Além da bela natureza, do fascinante Mar do Caribe e da hospitalidade e alegria de seu povo, os visitantes se encantam com a atmosfera retrô do país, que ainda sofre as consequências do embargo econômico. Pelas ruas da capital Havana circulam velhos e vistosos carros da década de 1950 (Buicks, Cadillacs, Oldmobiles) e as construções históricas revelam o passado de lutas.
 
A famosa ilha tem mais de 300 praias espalhadas ao longo de 588 km, com areia fina e águas com coloração verde-esmeralda. Entre as mais concorridas estão as de Varadero, Cayo Largo, Pilar (Cayo Guillermo), Ancón (Trinidad) e Cayo Coco. Apesar da precariedade de serviços como internet, uso de cartão de crédito e caixas eletrônicas, hábitos raros por lá que facilitam a vida do viajante, a ilha entrou no radar dos turistas, inclusive dos brasileiros.
 
Em 1492, Cristóvão Colombo descobriu o arquipélago, que foi mantido sob domínio da Espanha até 1898, quando foi negociado com os Estados Unidos.  Pouco tempo depois, Cuba conquistou a independência, mas não se livrou da influência norte-americana na economia e na política do país. Uma situação que durou até 1959, quando a Revolução Cubana, comandada por Fidel Castro, depôs o ditador Fulgêncio Batista.

Havana, a capital
Havana é rica em cultura e o seu passado colonial é visível no cenário urbano com catedrais, edifícios históricos, casarões e museus. A Velha Havana (Habana Vieja), classificada como Patrimônio Mundial da Unesco, tem mais de 900 monumentos, fortificações, igrejas, museus, galerias de arte e praças.
 
O tour pela história de Havana pode ser iniciado pelo Museu da Cidade (Museo de la Ciudad), que ocupa o simbólico Palácio de los Capitanes Generales, na Praça de Armas, a mais antiga da cidade, construída em 1519 e repleta de esculturas de mármore e arquitetura barroca.  Na praça também estão o Castillo del Real Fuerte (erguido em meados do século 16, é o forte mais antigo ainda de pé das Américas) e a capela neoclássica El Templete. 
 
A capital cubana tem outras praças igualmente belas como a Plaza Vieja, a Plaza de San Francisco de Asís e a Plaza de la Catedral. O roteiro turístico cultural em Havana deve incluir uma visita ao Museu Nacional de Belas Artes, inaugurado em 1918 e com um acervo de arte cubana, latino-americana e internacional. Outra construção que impressiona pela beleza é o Gran Teatro de La Habana, sede do Balé Nacional. Na capital também é possível visitar tradicionais fábricas de charutos e comprar rum de ótima qualidade.
 
Malecón – O calçadão com cerca de 8 km ao longo da costa Norte é um dos principais atrativos turísticos de Havana. Durante o passeio à beira-mar, que pode começar na Havana Velha e terminar na foz do Rio Almendrales, os visitantes encontram os autênticos sons e sabores de Cuba. 
 
Praias – Três delas se destacam em Havana: Jibacoa, distante 45 km da cidade e com formações coloridas de recifes; Santa Maria del Mar (Praia Santa Maria), de areias brancas; e a Playa del Este, que tem 15 km de orla com praias de águas cristalinas e tonalidade verde-azulada.

Trinidad e Cienfuegos
Há muito mais por onde se aventurar além da capital e do famoso balneário de Varadero, com seus resorts em praias paradisíacas. Listada como patrimônio cultural pela Unesco desde 1988, o conjunto de charmosas casas coloniais com ruas de pedras por onde passam charretes e cavalos, encantam os turistas à primeira vista em Trinidad, cidade a cerca de 350 km de Havana que tem agitada vida noturna e praias deslumbrantes. No vizinho Valle de los Ingenios (Vale dos Moinhos de Açúcar) estão as ruínas de 70 refinarias históricas de açúcar.
 
Também reconhecida como patrimônio mundial pela Unesco, a charmosa cidade de Cienfuegos, rica em história e cultura, é conhecida como a Paris de Cuba. Para fazer jus ao título, a cidade tem o seu próprio Arco de Triunfo (Arc de Triomphe), localizado no Parque José Martí e dedicado à independência de Cuba. No centro histórico, onde está uma praça e a catedral, o destaque é a arquitetura neoclássica francesa. A cidade conta com onze locais que foram declarados monumentos nacionais, incluindo o antigo Cemitério Reina.