Meio Ambiente

No verão, atenção ao consumo de água!

31/12/2016
No verão, atenção ao consumo de água! | Jornal da Orla
Durante a alta temporada, as cidades litorâneas chegam a quintuplicar a sua população. Um dos problemas mais comuns nesta época é a superlotação dos imóveis, cujas instalações hidráulicas e caixa d’água não atendem ao número de pessoas de forma adequada. Muitas vezes, casas projetadas para até cinco pessoas acabam abrigando até 30 pessoas!
 
Segundo o superintendente da Sabesp na Baixada Santista, João Cesar Queiroz Prado, mais de 20% das ligações à Central de Atendimento durante a temporada são de casos em que a responsabilidade não é da Sabesp: “São residências superlotadas, registros fechados, falta de caixas d’água, vazamentos internos e até mesmo cortes no fornecimento por falta de pagamentos. Por este motivo, é muito importante observar as instalações hidráulicas assim que chegar ao imóvel de veraneio”, recomenda.

Dicas importantes:

 O banheiro é o grande “vilão” no desperdício de água de uma residência: representa 63% de toda água consumida. Juntos, o chuveiro e o vaso sanitário representam 57% do consumo. Para economizar, há equipamentos como a bacia sanitária com caixa acoplada, que reduz a utilização de água na descarga, e o um restritor de vazão no chuveiro e na torneira.
 
 O consumo de água aumentou sem que houvesse grandes mudanças dentro de casa? Verifique a existência de vazamentos internos, a eficiência dos equipamentos domiciliares no seu imóvel e seus hábitos. 
 
 Para os moradores, o monitoramento periódico do registro de consumo possibilita identificar rapidamente um aumento causado por vazamento interno, sem ser preciso esperar a próxima conta. A ação corretiva pode ser adotada rapidamente, evitando desperdício. 
 
 Certifique-se se a fatura de água está com o pagamento em dia.
 
 Em caso de problemas com abastecimento, ligue gratuitamente para a Central de Atendimento, que funciona 24 horas pelo 195.