Enoleitores,
Viajei ao México, pelo interior e pela capital e, como sommelier e apaixonada por vinhos, não poderia deixar de experimentar alguns vinhos mexicanos que encontrei pelo caminho.
A região de maior prestígio é a da Baja California, onde inclui-se o Vale de Guadalupe, que é responsável por 90% de toda a produção. Ele está localizado próximo ao sul da cidade de Tijuana, vizinho aos Estados Unidos, próximo ao Oceano Pacífico.
O trabalho da viticultura procura seguir as normas e padrões de qualidade, com as podas necessárias à renovação das videiras, controle de rendimento de frutos para garantir a qualidade dos vinhos, desfolhagem contínua, uso de clones específicos, sistema de irrigação por gotejamento e proteção das videiras com redes. Estes investimentos fazem a diferença na qualidade do produto.
Dentre os vinhos que provei, o que mais me encantou foi um sauvignon blanc da Bodega Casa Madero reserva 2015, situada a oito quilômetros ao norte da cidade de Parras, a 210 quiolômetros a oeste de Monterrey e a 140 quilômetros a leste de Torreón. É um branco 100% sauvignon blanc de cor amarelo verdeal. Tem aromas totalmente diferente da maioria dos desta uva: apresentava frutas brancas, mas sentia-se um cítrico que lembrava limão siciliano, mineral e um forte herbáceo. Já no paladar, seco, acidez correta, equilibrado, elegante e boa persistência, deixando um sabor mineral. Foi uma ótima surpresa! Combinou muito bem com uma salada de abacate e peru, boa harmonização com o guacamole.
Também gostei muito do vinho de entrada da Bodegas Santo Thomaz , localizada na região da Baja Califórnia, em Ensenada. Trata-se de um varietal de merlot, vinificado em tanques de aço inox. De boa qualidade, apresentou uma cor vermelho rubi violáceo, aromas de frutas negras maduras, especiarias. Na boca seco, boa acidez, taninos finos, macios e persistente, deixando o gostinho da fruta. Combinou muito bem com um prato de carne ao molho de tomates.
Estes vinhos, produzidos em um país que não é tido como tradicional na produção de vinhos, são mais uma prova de como o mundo desta bebida é fascinante e surpreendente!
Enoabraços e uma ótima semana a todos!