Destinos no Exterior

A outra costa mexicana

26/11/2016
A outra costa mexicana | Jornal da Orla
Quando se fala em desfrutar uma bela praia mexicana, se pensa logo em destinos localizados na costa leste deste país norte-americano (Cancun, Cozumel, Playa del Carmen, Riviera Maia…). Mas, na costa oeste do país, banhados pelo Oceano Pacífico, há santuários ainda pouco conhecidos pelos brasileiros, mas dotados de boa infraestrutura e atrações preciosas. Entre eles, destaque para Riviera Nayarit, local de praias paradisíacas, flora e faunas ricas e praticamente intactas, e uma rica cultura ancestral. 
 
Fauna marinha
Golfinhos, tartarugas e baleias podem ser observadas em seu habitat natural, em passeios de barco ou mergulhos. Para os amantes da pesca submarina, guias locais indicam os melhores pontos de captura de espécies como peixe-galo, peixe-papagaio, dourado, luciano-do-golfo e charuteiro-catarino.
 
Sierra Madre
Além da flora e fauna únicas desta região montanhosa, onde só se chega a bordo de veículos com tração 4X4, o visitante também aprende um pouco sobre a história do México e as peculiaridades da cultura tradicional, especialmente no vilarejo de San Sebastian del Oeste – não à toa, chamado de Pueblo Magico. No auge do ciclo de mineração de ouro e prata (nos séculos 17 e 18), o local chegou a ter 30 mil moradores; hoje, há apenas 600 pessoas, que preservam a cultura local, as ruas e praças calçadas com pedras, um coreto e uma igreja bicentenárias. Para emoldurar o passeio, vistas estonteantes de plantações de manga, banana e abacaxi.

Ondas perfeitas
Para os amantes do surfe, ondulações grandes e persistentes garantem a diversão, em picos como El Faro. O lugar é muito frequentado por surfistas californianos. No local, há cursos tanto para iniciantes quanto para surfistas mais experientes. 
 
Agito urbano
Puerto Vallarta é uma pequena cidade que une charme praiano e colonial com um espírito mais cosmopolita. Galerias de arte, lojas de grife, restaurantes e baladas descoladas garantem a diversão dos visitantes – alguns deles, celebridades de Hollywood. Outras atrações são o jardim botânico com espécies endêmicas e o museu arqueológico voltado à história da região.
 
Para poucos
Na costa oeste mexicana, há uma pequena península isolada do burburinho chamado Punta Mina, que abriga resorts bem exclusivos, com  campos de golfe, praias praticamente particulares, reservas ecológicas intocadas e muito conforto. Evidentemente, acessível para poucos: em Villas da Punta Mita Rentals, conjunto de casas que unem o atendimento VIP dos grandes hotéis à privacidade de uma residência, uma diária chega a custar U$ 25 mil.