Enoleitores,
Fui apresentada ao Champagne Moët Ice Imperial N.V., da Moët & Chandon francesa, um champanhe demi sec lançado para ser bebido no verão, em festividades, à beira da piscina ou do mar. Até aqui, tudo normal, mas a diferença é que é para ser bebida com pedras de gelo ou alguns ingredientes para saborizar o vinho. Fico aqui me perguntando: por que uma casa do porte desta precisa lançar um vinho para ser acrescido de gelo? No meu raciocínio, ficaria mais aguado, mas, refletindo… por que não se pode brincar um pouco com bom champagne?
Ao mesmo tempo, não é de se espantar, já que o grupo controlador desta casa também fez parcerias em diversos países, como o Brasil e Argentina, montando a vinícola e lançando o espumante Chandon. Muitos ainda confundem, achando que ele é igual a um champagne Moët & Chandon tradicional, porém é vinificado apenas em tanques de aço inox, num processo mais rápido, conhecido como charmat, podendo ser vendido bem mais barato que o tradicional champagne. É um vinho muito procurado para eventos, pela sua grife, mas – torno a repetir – totalmente diferente do champagne francês Moët & Chandon brut tradicional.
Voltando ao Ice Imperial, quero descrever como ele pode ser bebido e curtido. Este champagne é vinificado com as mesmas uvas de todo o champagne, isto é, a pinot noir é a principal (entre 40 e 50%), o que garante a fruta fresca e a estrutura do vinho; a pinot meunier (entre 30 e 40%), que traz o frescor e a sensação de preenchimento no palato; e a chardonnay (entre 10 e 20%) que traz longevidade e final de boca refrescante.
O Ice Imperial apresenta uma cor mais para dourada, aromas bem frutados como manga, goiaba e nectarina; na boca, é fresco e frutado, mantendo mais sensações e sabores que eu imaginava. Bebi numa taça flute (flauta) com uma pedra de gelo, servida com queijo roquefort coberto com compota de carambola. Combinou muito bem!
Ao pesquisar para escrever este texto, descobri que deve ser servido na taça Bordeaux com três pedras de gelo, podendo ser acrescido de alguns sabores à sua escolha, entre eles, folhas de hortelã, zests de laranja, cardamomo, gengibre, ou até alguma fruta vermelha.
No site da empresa, descobri também que foi lançado o Ice Imperial Rosé, um vinho de cor rosa vivo (pink), aromas de frutas brancas e vermelhas; na boca, frutada e refrescante. É um sucesso no verão europeu e logo deverá ser por aqui.
Os mais clássicos ou puristas que entendam, mas aqui o marketing é o que vale, pois este tipo de produto mantém o nome da marca na mídia e na boca das pessoas, incrementando o desejo de consumo. Enoabraços e uma ótima semana a todos!