Simplesmente Vinho

As belezas peculiares de Montalcino

23/07/2016
As belezas peculiares de Montalcino | Jornal da Orla
Enoleitores,
Escrevendo sobre o Consorzio del Vino Brunello, de Montalcino, e relendo o material sobre a região, senti que poderia dividir com vocês um pouco mais sobre a região que é responsável por um dos mais famosos vinhos italianos, o Brunello de Montalcino, mas também por outros muito apreciados no mundo, entre eles o Rosso di Montalcino,o Moscadello di Montalcino e o Sant’Antimo DOC.
 
Montalcino situa-se na região da Toscana, centro da Itália, a 564 metros acima do nível do mar, entre os vales dos rios Ombrone, Arbia, Asso e  Orcia. Posição considerada estratégica, ali domina a via Cássia, que corre aos pés da colina, a localidade no passado foi muito assediada e disputada pelas repúblicas de Siena e de Firenze. Montalcino ficou conhecida na história por haver dado refúgio aos exilados de Siena, em 1555, e em seu território foi proclamada a Republica de Siena , último município livre até 1559.
 
Por se localizar em zona rural, Montalcino baseou, por séculos, sua principal atividade econômica na produção de vinhos e azeite de oliva.
 
Foram os etruscos os primeiros a acreditar na potencialidade vinícola desse território. Na segunda metade do século 19, alguns produtores locais abandonaram os métodos tradicionais toscanos de vinificação, investindo no plantio da uva local, a sangiovese, e, a partir de estudos e aplicação de novas técnicas, conseguiram trilhar um caminho que os levou a uma descoberta moderna e genial: o Brunello de Montalcino.
 
Os vinhos são produzidos no território municipal de Montalcino, que possui 24 mil hectares de terrenos, mas apenas 15% ocupados por vinhedos. A zona de produção é delimitada pelas águas dos rios mais importantes da província de Siena. Ao sul, encontra-se o Monte Amiata, com 1.740 metros de altura, que protege o território de fenômenos atmosféricos como tempestades e chuvas de granizo.
 
Porém, Montalcino não é apenas vinho. É também uma cidade muito rica historicamente : possui um importante museu de arqueologia e outro de arte medieval, todo murado, com construções em pedra. É um lugar romântico, para se passear sem pressa, vendo as horas passar, sentados na Piazza del Popolo. Há também a Abadia San’Antimo, uma bonita igreja românica do século 12, onde, às 15h, podem-se ouvir os cânticos gregorianos e passear entre as oliveiras.
 
Além de todas as peculariedades e belezas locais, na região pode-se usufruir de uma gastronomia rica e vinhos deliciosos! Pense nisso!
 
Enoabraços e uma ótima semana a todos!