Simplesmente Vinho

Benvenuto Brunello – 2016!

16/07/2016
Enoleitores,
Sucesso no Brasil no mês de junho, o evento comemorativo do Conzorcio del Vino Brunello di Montalcino: A Hora e Vez do Brunello di Montalcino!
 
Este ano foi especial a celebração de 50 anos deste consórcio, oferecendo-nos uma bela degustação e uma Master Class, em “petit comité”, muito bem organizado pela Cristina Neves, no restaurante Cantaloup, em São Paulo. Além do Brasil o evento aconteceu na Itália, em fevereiro, e Estados Unidos, em maio.
 
A Itália é um país que possui mais de 400 tipos de uvas catalogadas, tornando-se um importante produtor e conquistando respeito internacional. Entre os vinhos mais famosos que são apreciados em todo o mundo, encontra-se o Brunello. Este é produzido a partir da uva sangiovese grosso, chamada também de Brunello, na Região de Montalcino, na Toscana.
 
O Consorzio del Vino Brunello di Montalcino surgiu em 1966, como uma livre associação de produtores interessados em proteger o seu vinho, através de regras e estratégias comuns para a afirmação no mercado como um vinho diferenciado, de origem única e alta qualidade. Atualmente todos os produtores de Montalcino pertencem ao Consorzio e conseguiram criar as seguintes denominações protegidas: Brunello di Montalcino DOCG, Rosso di Montalcino DOC, Moscadello di Montalcino e Sant’Antimo DOC. Montalcino foi a primeira região do país a receber o reconhecimento de Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG).
 
O Master Class foi apresentado em duas etapas: primeiramente os Rosso e após o intervalo os Brunello, e dentre os 22 vinhos apresentados e degustados, destaco para vocês os que mais me impressionaram, dentre os Rosso, o Fattoria Barbi, um vinho na cor vermelho rubi, aromas de frutas negras frescas, floral, na boca seco, equilibrado, elegante, corpo médio, longo e deixando gosto de cassis no final. Bom também o Rosso Brunelli, na cor vermelho granada intenso, brilhante, exalando frutas negras maduras, toque floral, no gustativo seco, elegante, acidez correta, taninos polidos, corpo médio, longo boa proporção de frutas na boca. 
 
Dentre os vinhos Brunello, vale grifar o Altesino 2011,  um ótimo vinho na coloração vermelho granado, olfativo de frutas negras, floral, eucalipto, couro, chocolate, no gustativo seco, equilibrado, acidez correta, taninos finos e longo deixando sabor de compota de framboesa. O Belpoggio 2011, cor vermelho violáceo intenso, no nariz frutas negras maduras, floral, chocolate, no gustativo seco, elegante, equilibrado, acidez correta, encorpado, longo e frutado. O La Magia 2011, muito bom, de cor vermelho rubi violáceo intenso, aroma de frutas negras maduras, floral, tostados, na boca seco, taninos ainda jovens, boa acidez, fruta média, longo deixando gosto de fruta madura.
 
Estes brunello, ainda tem ótimo potencial de guarda, não atingiram sua expressão máxima.
 
Não são todos apresentados  que encontramos no Brasil, mas alguns com certeza vocês podem encontrar para saborear e brindar: Salute!!!
 
Enoabraços  e uma ótima semana a todos!