Para incentivo ao descarte correto do óleo de cozinha usado, a Sabesp já arrecadou 240 litros em toda a Baixada Santista. O volume vem sendo depositado pelos moradores nos dez pontos de atendimento da companhia na região. A atividade ainda integra as comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante a promoção, quem depositar qualquer quantidade de óleo de cozinha usado nos displays da campanha recebe em troca um funil para auxiliar no armazenamento do produto. Ainda existem 300 brindes disponíveis entre as nove cidades da região.
Desde 2008, a Sabesp dispõe de pontos de coleta do óleo de fritura utilizado. Todo conteúdo captado é recolhido e transformado em biodiesel pela Organização Não-Governamental (ONG) Trevo. Para contribuir com a campanha e ganhar o funil – oferecido pela empresa Cargill, produtora do óleo Liza – basta coletar o óleo de fritura usado em garrafas PET de qualquer tamanho. O líquido deve estar frio e o recipiente devidamente tampado.
Preservação ambiental
Estima-se que cada litro de óleo de fritura lançado indevidamente no sistema de drenagem das águas pluviais (de chuvas) é capaz de contaminar aproximadamente 25 mil litros de água.
Portanto, nesta primeira fase da campanha, já foram preservados cerca de seis milhões de litros de água presentes nos corpos hídricos da região. Além disso, quando lançado no sistema de coleta de esgotos, por meio de ralos ou vasos sanitários, o líquido gruda no interior das tubulações, provocando obstruções que podem causar refluxo do esgoto para dentro da residência ou, até mesmo, a paralisação e quebra do sistema público de esgotamento.
Pontos de coleta de óleo de cozinha usado:
Bertioga: Rua Manoel Gajo, 1.155;
Cubatão: Rua Bernardo Pinto, 395;
Guarujá: Avenida Leomil, 1.055;
Itanhaém: Rua Urcezino Ferreira, 280;
Mongaguá (Mongaguá Praia Shopping): Praça Jacoub Koudjian, 167, piso 3;
Peruíbe: Avenida 24 de Dezembro, 31;
Praia Grande: Rua João Sampaio, 126;
Santos (Palácio Saturnino de Brito): Avenida São Francisco, 128;
São Vicente: Avenida Antonio Emerich, 528;
Vicente de Carvalho: Avenida Thiago Ferreira, 435.
* De segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas; com exceção de Santos (Palácio Saturnino de Brito), que funciona de terça a sexta-feira, das 11 às 17 horas e aos sábados, das 11 às 16 horas.