Comer e beber em Santos

Há 35 anos surgia o Último Gole

23/04/2016
Há 35 anos surgia o Último Gole | Jornal da Orla
Tudo começou em 1981, quando, no dia 16 de abril, um casal português, Orlando e Teresinha, decidiu investir em uma casa para servir receitas da terrinha. Surgia, então, a choperia Último Gole. O nome sugestivo foi ideia dos clientes que, após retornarem da praia, paravam no restaurante para tomar a famosa “saideira”.
 
No começo, a casa servia apenas chope e petiscos. Às sextas e sábados, Teresinha e sua mãe preparavam receitas caseiras  de Portugal, serviam caldo verde, bolinho de bacalhau e sardinha na brasa.  
 
Com o tempo, o Último Gole se tornou o restaurante mais tradicional de Santos quando o assunto é gastronomia portuguesa. O bacalhau é a estrela do cardápio. Além dos tradicionais bolinhos, o destaque fica para um dos pratos mais pedidos pelos clientes: o Bacalhau a Zé do Pipo (foto), que acompanha batatas fritas portuguesas, azeitonas pretas, cebolas e pimentões. Há outras opções, como o Especial, em que o cliente monta o seu prato. 
 
Sardinha grelhada com batatas cozidas, pimentões e cebolas refogados no azeite completam o menu de delícias da terrinha. Para quem não é fã de bacalhau, o restaurante oferece  pratos de carne, frango, entre outros. 
 
Nestes 35 anos, a casa também é conhecida pelos eventos que promove, entre eles, a banda Raparigas do Último Gole, oriunda de um bloco carnavalesco criado pelo proprietário do estabelecimento em 1986, que levava o mesmo nome e desfilava no Banho da Dona Doroteia.  Atualmente, a banda reúne foliões de todas as idades, em frente ao restaurante na semana pré-Carnaval.  A renda líquida obtida com a festa é destinada para entidades assistenciais de Santos. 
 
Restaurante e Choperia Último Gole – Rua Carlos Afonseca, 214, Gonzaga. Telefone: 3284-0508. Funciona diariamente das 10 à 1h.