Nos três primeiros meses do ano, profissionais da Sabesp especializados em monitorar grandes consumidores de água e identificar irregularidades recuperaram 26 milhões de litros de água que eram desviadas através de fraudes, principalmente, em cavaletes e hidrômetros na Baixada Santista.
De janeiro a março, foram realizadas 437 vistorias, sendo que 315 delas resultaram no encontro de fraudes. Em apenas três casos, o volume total de água furtada poderia abastecer 150 pessoas durante um ano.
Uma das fraudes ocorreu em rede de supermercado no bairro Aguapeu, em Mongaguá. Na ocasião, a vistoria foi acompanhada por policiais civis e militares. O desvio de água ocorria há um ano, estimando um total de 2,4 milhões de litros de água perdida.
Já em Praia Grande, a fiscalização de oito imóveis resultou na recuperação de 5,2 milhões de litros de água que eram desviados, sendo que 85% correspondiam a fraudes localizadas em dois postos de combustíveis. E no outro caso, em São Vicente, a equipe de caça-fraude constatou irregularidade no consumo de um hotel. No local foi confirmado o desvio de 600 mil litros de água, o que corresponde, agora, à metade do consumo do estabelecimento.
A somatória de água desviada somente nesses três casos equivale a 8,2 milhões de litros, o que seria suficiente para abastecer 150 pessoas ou 38 casas, com quatro moradores cada, durante um ano.
Segundo o gerente do Departamento de Gestão e Desenvolvimento Operacional da Sabesp, Andrenandes Sincerré Gonçalves, o serviço de caça-fraude é de extrema importância para a população. “A Sabesp já conseguiu resultados expressivos que permitiram aumentar a disponibilidade hídrica e eficiência do sistema integrado de abastecimento de água da região metropolitana da Baixada Santista.”
Ainda segundo ele, a conscientização de todos no processo da utilização correta e preservação dos equipamentos é fundamental para combater as fraudes, bem como a denúncia, que aumenta a probabilidade de confirmação dos indícios de irregularidade.
Fiscalização na Baixada
O serviço de caça-fraudes existe na Baixada Santista desde 1998 e conta com profissionais especializados no assunto. As vistorias são feitas após monitoramento do consumo e apuração de denúncias feitas aos canais de atendimento: Central de Atendimento Telefônico (0800 055 0195) e Disque- Denúncia (181). A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.
As equipes atuam em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e realizam operações conjuntas com a polícia em casos em que o fraudador impede a fiscalização. Fraude é crime, por isso o responsável pela prática responde por furto. Além disso, terá que pagar retroativamente a tarifa sobre a água furtada e o esgoto coletado.