A modernização do parque de iluminação pública de Santos já está em andamento para a substituição de 10.709 lâmpadas de vapor de sódio por outras do mesmo tipo, mas de maior potência. As de 100w darão lugar às de 150w. E os pontos onde hoje há lâmpadas de 150w ganharão de 250w.
Entre 23 de fevereiro e a manhã de quarta-feira (13), 417 pontos já foram renovados (329 deles no Castelo e 88 no Morro Santa Maria). No Macuco, o trabalho será encerrado nesta quinta (14), com mais 509 pontos. Na sexta (14), terá início a modernização no Centro Histórico, com a troca de 383 lâmpadas até 20 de abril.
Os serviços seguem cronograma estabelecido pelo consórcio formado pelas empresas Fortnort, Sadenco e Quantun, contratado para cuidar da manutenção da iluminação, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (Seserp). “A previsão é atender 48 bairros até setembro”, afirma o secretário Carlos Alberto Tavares Russo.
Segundo ele, as lâmpadas de vapor de sódio (cor amarela) iluminam mais e com menor consumo de energia.
Russo destaca que nas principais avenidas, lugares de áreas verdes e onde há comércio, serão utilizadas lâmpadas de vapor metálico (branca), pois reproduzem melhor as cores. “O consumo é o mesmo, mas a vida útil é menor. Mas nesses locais é necessário dar mais destaque”, conclui o secretário.
A modernização dos pontos de iluminação inclui todo o conjunto formado pela luminária, lâmpada de vapor e reator (equipamento auxiliar). As lâmpadas de 100w são trocadas por outras de 150w. Já as 150 w por de 250 w, dependendo do local.
Na grande maioria dos lugares, cerca de 95%, as lâmpadas serão substituídas por outras de maior potência. Em alguns casos, haverá a renovação mas potência da iluminação será a mesma, diz o engenheiro Paulo Aguina, citando como exemplo as escadarias dos morros. “Nessas situações, a largura da via não suporta a potência maior, além de incomodar os moradores das vielas muito estreitas”.