Meio Ambiente

Família de mico-leão-da-cara-dourada é a nova atração no Parque Ecológico

09/11/2015
Família de mico-leão-da-cara-dourada é a nova atração no Parque Ecológico | Jornal da Orla
O Parque Ecológico Voturuá em São Vicente (Rua Dona Anita Costa, s/nº – Vila Voturuá) ganhou novos moradores que prometem divertir o público. Os sete primatas, uma fêmea e seis machos, entre jovens e idosos, foram trazidos de Niterói, Rio de Janeiro, na última semana. 
 
O zoológico do Parque foi uma das instituições que aceitaram receber a família de micos-leões (leontopithecus chrysomelas). O diretor do local, Ilton Alves, pretende lançar um concurso para a escolha dos nomes dos micos. E ressalta a importância das novas atrações, “já que a espécie está ameaçada de extinção”. 
 
O mico-leão-da-cara-dourada se alimenta de frutas, insetos, pequenos vertebrados e ovos; e vive por volta de 15 anos. A gestação dura cerca de 120 dias. Pode ser encontrado principalmente no sul da Bahia. 
 
Projeto – Em 2011 a Organização Não Governamental (ONG) Instituto Pri-Matas começou a captura dos grupos de micos-leões-da-cara-dourada em Niterói e o deslocamento em uma área dentro da distribuição original da espécie para o nordeste brasileiro. O projeto é desenvolvido em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA) e o Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade. 
 
Desde 2012 foram capturados mais de 60 grupos em Niterói e 50 levados para a Bahia. A área onde os grupos inicialmente foram soltos está próxima de sua capacidade. Atualmente os envolvidos na iniciativa estão capturando os micos-leões-da-cara-dourada que são levados para o cativeiro, onde recebem todos os cuidados necessários. Essa foi uma decisão de todas as instituições envolvidas no projeto, incluindo o ICMBio e INEA. 
 
O parque funciona de terça a domingo, das 9 às 17h. Os ingressos custam R$ 2. Crianças de até 5 anos, pessoas acima de 60 anos e com deficiência, grupos de alunos, professores e monitores de escolas não pagam entrada.