Dez entre dez pessoas que viajam para a capital da República Tcheca, Praga, se encantam pelo lugar. Não é para menos! A charmosa cidade, cujo centro é Patrimônio Cultural da Humanidade, é uma das poucas cidades europeias que não sofreram bombardeios durante duas guerras mundiais, fato que preservou sua deslumbrante arquitetura. Para os amantes de cerveja, a cidade abriga cervejarias que estão entre as melhores do planeta. A Coroa Tcheca, desvalorizada frente ao Dólar e Euro, faz com que hordas de turistas visitem Praga durante todo o ano. Confira alguns motivos para você também se apaixonar por ela.
O Castelo
Exuberante, o Castelo de Praga é o maior castelo do mundo e uma das construções mais importantes da cidade. Fundado no século IX, ele serve, atualmente, como a residência presidencial. No passado, foi habitado pelos reis da Boêmia. No interior do Castelo estão a Catedral de S. Vito, Palácio Real do Castelo de Praga, Torre Dalibor, Convento de São Jorge, Palácio Lobkowicz e o Beco Dourado. O Castelo de Praga ocupa uma área superior a 72,5 mil m2.
Franz Kafka
Entre os vários museus de Praga, o Museu Franz Kafka, em homenagem ao escritor tcheco mais famoso, é parada obrigatória. Nele, há a exposição “Cidade de K”, que apresenta a vida e a obra de Kafka por meio de documentos, fotografias, vídeos, músicas, cartas e primeiras edições de livros. Outra dica é o Museu Judaico de Praga, com monumentos que contam a história da comunidade judaica na República Tcheca, entre eles, sinagogas e o Velho Cemitério Judaico, um dos mais antigos da Europa.
Relógio Astronômico
Um dos ícones da capital, o relógio apresenta um espetáculo a cada hora, com o desfile dos bonecos representando os 12 apóstolos, no alto da torre da Velha Prefeitura. Abaixo deles, numerais arábicos, góticos e romanos marcam até hoje a passagem do tempo, incluindo as 24 horas do dia e as fases da Lua. O som de um galo cantando encerra a aparição dos bonecos. Há horários determinados para conhecer a torre por dentro.
Ponte Carlos
Construída sobre o rio Maldava em 1357, a Ponte Carlos foi até 1841 a única ligação direta entre os dois lados de Praga. Com 500 metros de extensão e 10 metros de largura, exibe 30 esculturas, como a de São Vito, o padroeiro de Praga. Diz uma lenda local que tocar a estátua traz sorte e a chance de voltar à cidade.
Casa Municipal
O centro cultural é um dos mais belos conjuntos de arquitetura art noveau da cidade, revitalizado após a queda do regime comunista. A Casa Municipal sucedeu a Corte Real, sede dos reis da Boêmia na Idade Média, e tem fachada colorida, com esculturas e o mosaico Homenagem a Praga. No interior fica a Sala Smetana, auditório com 1.200 lugares que recebe concertos de música sob uma cúpula de vidro.
Malá Strana (Pequeno Bairro)
Malá Strana é o bairro Barroco de Praga. Conhecido como Pequeno Bairro, o local é repleto de ruas de paralelepípedo com prédios construídos nos séculos XVII e XVIII. Lojas de souvenir, restaurantes deliciosos, a Igreja de São Nicolas, o Wallenstein Palace e jardins se escondem nas vielas do Malá Strana.
Melhor cerveja do mundo
Os tchecos não hesitam em afirmar que a cerveja fabricada no país é a melhor do mundo. Há inúmeras cervejarias em Praga, o que torna difícil a missão de eleger uma só. Os moradores da cidade consideram a Pilsner Urquell, produzida no local, como a top de linha. Na lista das cervejas mais saborosas e populares estão a Gambrinus e a Kozel’s Medium. Um dos lugares para provar cervejas é o U Medvídku, conhecido como a meca dos amantes da bebida na cidade.
Igreja de Nossa Senhora Diante de Týn
É o ponto mais alto nos arredores da praça central de Praga, com duas torres em estilo gótico chegando a 80 m de altura. A fachada é rústica e majestosa e se torna impressionante ao anoitecer, quando é iluminada de forma especial. Dentro, o estilo predominante é o barroco, reconstruído no século XVII. Destacam-se no conjunto um altar rococó e a tumba do astrônomo Tycho Brahe, morto em 1601, quando era consultor do rei.