Destinos no Exterior

O mundo Maia no México

10/10/2015
O mundo Maia no México | Jornal da Orla
Com 1 milhão e 960 mil km² de território, o México guarda belezas naturais incomparáveis e reserva  surpresas para todo tipo de viajante, mas é no sudeste do país que estão seus mais valiosos tesouros. A região viu nascer a sabedoria e o esplendor da milenar civilização maia e ainda hoje preserva um patrimônio incalculável. 
 
Yucatán: Chichén Itzá – É hoje uma das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Fundado no ano de 525 d.C., o complexo detaca-se sobretudo por seu edifício principal, o Templo dae Kukulcán. Essa pirâmide proporciona um dos espetáculos mais impressionantes durante os equinócios, quando um espectro de luzes e sombras faz a serpente emplumada descer pelos nove níveis de pirâmide. O fenômeno ressalta a enorme capacidade de observação da astronomia por parte dos maias e a faculdade de refleti-la na arquitetura.
 
Chiapas: Palenque – No meio da selva densa encontra-se uma das cidades mais bonitas. Palenque, cujas construções principais datam do período Clássico, destaca-se por seu jogo de “pelota”, seu aqueduto e, principalmente, por seus templos e palácios, em bom estado de conservação. O Templo de las Inscripciones é considerado o mais importante de toda a zona arqueológica e é também o maior de todos.

Quintana Roo: Tulum – Trata-se de um antigo porto comercial e cidade com muralhas. Entre outras funções, foi um importante centro de observação astronômica e ainda hoje é um cenário privilegiado para contemplar as estrelas ou celebrar equinócios e solstícios. Vale a pena apreciar a diversidade da flora e da fauna, assim como a areia branca que emoldura o edifício principal da imponente zona arquitetônica, conhecido como El Castillo. 

 
Tabasco: Comalcalco – O mais importante vestígio da cultura maia dessa grande necrópole, que começou a ser construída ao redor do ano 700 d.C., é uma enorme pirâmide, conhecida como Templo I. Destaca-se também a Gran Acrópolis, que mostra as diferentes etapas em que a cidade foi edificada e utilizada como centro de cerimônias e funerais.

 
Campeche: Calakmul – O sítio arquitetônico começa agora a revelar suas glórias de uma antiga cidade cheia de esplendor. Data do período Clássico e, no entanto, esse centro urbano encontra-se magnificamente preservado, principalmente os templos que se erguem sobre a selva densa. A Gran Plaza, ao redor da qual se encontram cinco complexos arquitetônicos, dá coesão a esse antigo centro político e religioso.