País campeão do turismo internacional no sudeste asiático, a Tailândia é conhecida pelos cenários paradisíacos, o mercado flutuante, os templos budistas, a culinária apimentada e pela agitação sem fim da sua capital Bancoc. O antigo Reino do Sião é um mix perfeito entre cultura, hedonismo e exotismo, a receita de sucesso que atrai visitantes do mundo inteiro.
Buda é a imagem mais cultuada do país. Os telhados das construções tailandesas são adornados por Chofas, tipo de chifre que representa os guardiões de Buda. Ao sul, as praias de Koh Phi Phi e Phuket, entre muitas outras, oferecem um extenso cardápio de prazeres mundanos, distribuídos em vastos trechos de areia fina e branca, cercados de cenários de beleza estonteante. Ao norte, o país expõe a sua espiritualidade à flor da pele em cidades sagradas como Ayutthaya e nos templos de Chiang Mai.
Confira alguns destinos ainda pouco explorados turisticamente:
Rochedos, lagos e elefantes
Distante cerca de duas horas de carro tanto de Krabi quanto de Phuket, o Parque Nacional Khao Sok passa ao visitante a impressão de estar em um local isolado, idílico, longe das massas humanas. Seus mais de 700 km² são cobertos por uma das mais antigas florestas tropicais do mundo e a área do Khao Sok ainda é tomada por imensos lagos, quedas-d’água e rochedos de pedra calcária que parecem brotar do meio das águas. No lugar, existe até um centro de preservação de elefantes, o Elephant Hills.
A velha capital
Capital do primeiro reino tailandês, Sukhothai, está localizado a 400 km ao norte de Bangcoc, às margens do rio Yom. O imenso Parque Histórico de Sukhothai reúne ruínas de mais de 190 templos, que incluem figuras imensas de Buda e templos de inspiração explicitamente cambojana. A cidade também oferece artesanato de qualidade em madeira, porcelana e argila.
Pérola tailandesa
A ilha de Koh Kood, 350 km ao sudeste de Bancoc, é coberta por uma antiquíssima floresta tropical e tomada por praias desertas de água cristalina e areias repletas de coqueiros. Ainda que seja a quarta maior ilha do país, permanece tranquila e bem preservada, mas já ganha ares de glamour desde a instalação do exclusivo resort Soneva Kiri.
“Cidade Diamante”
É como é conhecida Phetchaburi, que fica na porção central da Tailândia e começa a ser descoberta por turistas que fazem passeios diários partindo de Bancoc para apreciar seus templos à beira d´agua, o complexo do palácio na montanha e também as deliciosas sobremesas de herança portuguesa.
Cidade da Música
Vizinha à turística Chiang Mai, no norte do país, Pai é a discreta terra dos amantes da música – tem até um festival anual de reggae-, das fontes termais e de paisagens tropicais tomadas por fauna extensa e variadíssima, que vão de borboletas, passando por esquilos, búfalos e macacos.
Passeios de elefante
No oeste do país, Kanchanaburi ocupa um vale de canaviais repleto de monumentos ligados à ocupação japonesa, além de ter cavernas, templos, cachoeiras, rafting e até passeios de elefante.