Destinos no Exterior

Madri: História, cultura e agito

12/09/2015
Madri: História, cultura e agito | Jornal da Orla
A efervescente Madri é o tipo de cidade que não se esgota em um passeio de poucos dias.  A capital espanhola é um dos centros da cultura europeia e “prato cheio” para qualquer turista, com shows, museus, exposições, monumentos históricos, coleções de arte, animadas zonas de compras, belos parques, gastronomia nacional e internacional e agitada vida noturna. E ainda têm eventos esportivos, como os jogos dos times locais Atlético de Madri e Real Madrid, para quem curte futebol.Confira alguns pontos turísticos obrigatórios em uma primeira visita à metrópole:

Parque Del Retiro – Um dos parques mais populares e bonitos de Madri, criado no século 17 para que a Corte tivesse um lugar onde se divertir.
Chueca – É o bairro alternativo de Madri. Boêmio, reduto GLS, de artistas e performers, é o lugar para quem busca vida noturna na cidade.
Puerta de Alcalá – Tombada como patrimônio nacional, servia de entrada da cidade no século 18. Mede 22 metros, perto do Parque Del Retiro e está dedicada ao Rei Carlos 3º.
Paseo Del Prado e o de Recoletos – Uma das ruas mais bonitas da capital, abriga o Museu Del Prado, o Museu Thyssen e a Biblioteca Nacional.
Biblioteca Nacional de Madri – Guarda inúmeros tesouros, como documentos da época dos descobrimentos, incluindo cartas e mapas de Cristovão Colombo.
Calle Ortega y Gasset – Ao lado da Calle Serrano, é o ponto de comércio de luxo em Madri.

Gran Via – É a alma boêmia da cidade, com vários teatros, considerada a Broadway madrilenha. Não é raro ver apresentações de artistas que divulgam pessoalmente seus espetáculos como estratégia de marketing.
Plaza de Santa Ana – Parte do charmoso bairro de San Blás está no centro histórico de Madri e abriga inúmeros restaurantes, cafeterias e é ponto de encontro das pessoas aos fins de semana.
Estádio Santiago Bernabéu (Real Madrid) – O estádio abre suas portas diariamente para que os amantes do futebol visitem suas históricas instalações.
Puerta do Sol – Um dos lugares mais famosos da capital espanhola, onde se encontra o quilômetro zero da Espanha, de onde se medem todas as distâncias no país.
Museo del Prado – O mais famoso museu da Espanha, inaugurado em 1819, está instalado em um prédio de estilo neoclássico construído em 1785 e é uma das maiores pinacotecas do mundo.
Palácio Real – Imponente e ricamente decorado, o palácio foi residência real desde Carlos III até o reinado de Alfonso III. A visita ao lugar propõe uma viagem pela história da Espanha.
Mercado de San Miguel – Fica muito próximo à Plaza Mayor e à Puerta Del Sol e oferece a oportunidade de degustar o melhor da culinária espanhola. O prédio preserva a estrutura original da época da construção, em 1913, e consiste em uma bela combinação de ferro e vidro.
Plaza de Callao – É a entrada para os bairros de Chueca e Malasaña. É também um ponto de comércio informal, uma espécie de 25 de março em São Paulo, resguardadas as devidas diferenças.

Plaza Mayor – Dotada de aura arquitetônica e histórica, construída em 1619, foi palco de muitos acontecimentos importantes, como execuções públicas promovidas pela Inquisição, touradas e festivais. Hoje abriga comércios, bares e uma feira de filetelia aos domingos.