A vibrante capital do Vale do Cauca, na Colômbia, é o epicentro da salsa, onde estão os melhores artistas do ritmo e acontecem os maiores festivais de dança do mundo. O ritmo latino de origem cubana embala a elegância dos movimentos e o sincronismo dos passos aéreos em compassos rápidos, precisos e sensuais.
Todos os anos, em setembro, é realizado o Festival Mundial de Salsa, um show do qual participam escolas e academias de Cali e de muitas outras cidades, inclusive do exterior. E desde 1957 acontece no mês de dezembro a Feira de Cali, um dos melhores festivais de música da América Latina.
O rápido crescimento econômico tornou Cali um importante centro econômico e industrial do país, que estimulou a revitalização dos espaços públicos e investimentos na infraestrutura da região.
Feira de Cali – São cinco dias de espetáculos no Salsódromo, com participação aproximada de 1.300 bailarinos. A feira é enfeitada por flores e começa com uma apresentação de cavalos, seguida pelas carroças antigas e carros clássicos, concertos, corridas de touro, concursos de beleza, gastronomia e desfiles de moda.
Principais pontos turísticos
O Rio Cali atravessa as paisagens de toda a cidade e divide a parte antiga colonial da área mais moderna. Ao sul do rio está o centro histórico, onde se conserva a La Plaza de Caicedo, cercada por edifícios históricos e modernos. Essa zona concentra a vida comercial e é considerada a mais importante da cidade.
As casas noturnas de Cali recebem diversas orquestras e os melhores intérpretes latinos. O Parque del Perro é a região que oferece várias opções para se divertir, com muitas baladas, bares e restaurantes.
A Igreja Ermita, construída entre 1930 e 1948, é o símbolo da cidade. A Catedral de São Pedro é considerada um Patrimônio Histórico Nacional, pois se manteve intacta após a passagem de diversos terremotos. Há também a Igreja de Santo Antonio, o Templo de São Francisco, além de muitos conventos.,
Outros pontos interessantes para visitar são o Teatro Municipal Enrique Buenaventura, que tem belíssima arquitetura italiana; o Museu Simón Bolívar, onde está enterrado o cavalo de Bolívar, chamado “Palomo”; e o Cristo Rei , no alto do morro Los Cristales, que oferece vista panorâmica da cidade de Cali.