Localizada nas bordas da Cordilheira dos Andes, a mais de mil km de Buenos Aires, a cidade de Mendoza é um importante centro produtor de vinho e azeite e um dos mais charmosos destinos turísticos da Argentina. A base da cidade atual surgiu de um ordenamento realizado em 1863 (intenso terremoto causou grande destruição em 1861) pelo agrimensor francês Ballofet e que inclui a disposição estratégia de várias praças. A cidade é repleta delas e o seu centro é charmoso, recheado de cafés com mesinhas na calçada.
Ainda no centro, a Avenida Sarmiento tem seis quarteirões de lojas, cafés e ótimas opções gastronômicas. A parte leste da avenida é exclusiva para pedestres, formando um charmoso calçadão – o Paseo Peatonal. Um dos parques mais lindos do país, o Parque General San Martín, possui 307 hectares e 17 km de trilhas para a prática de corrida, caminhada e ciclismo, além de um lago onde é praticado remo nos finais de semana.
Terra do bom vinho – Mendoza contabiliza mais de 1.200 vinícolas, que produzem milhões de litros por ano. Existem bodegas para todos os gostos – desde pequenas com fabricação orgânica às gigantescas multinacionais, com produção industrial. Ao se aventurar nos caminhos do vinho, os visitantes conhecem o processo de fabricação e degustam, ao final do passeio, as especialidades da casa ou participam de almoços harmonizados.
Atrações pelos arredores da cidade – Mas alguns dos mais famosos pontos turísticos de Mendoza estão a alguns quilômetros da cidade. A 170 km do centro, encontra-se a estação de esqui Los Penitentes, uma boa opção para quem quer esquiar. Outro passeio imperdível é percorrer a Ruta Nacional 7, rodovia que leva ao Chile e passa por paisagens espetaculares.
O ponto final do tour é a entrada do Parque Provincial Aconcágua, que abriga uma das maiores montanhas de todo o mundo. Com seus quase 7 mil metros de altura, o Monte Aconcágua é o ponto mais alto da América e de todo o Hemisfério Sul, atraindo montanhistas de todos os cantos do mundo.