Destinos no Exterior

Mercados de Pulgas pelo mundo

04/07/2015
Mercados de Pulgas pelo mundo | Jornal da Orla
Os tradicionais mercados de pulgas são lugares onde é possível encontrar quase tudo e com preços bem mais em conta: de roupa a eletrodomésticos, passando por objetos de antiguidade e móveis de segunda mão. São pontos que se tornaram atração turística em várias cidades do mundo. 

Feira de San Telmo, em Buenos Aires – Visita obrigatória para quem está na capital argentina, a tradicional feira acontece no bairro de San Telmo, onde há vários antiquários, e recebe milhares de visitantes todos os domingos, quando dançarinos de tango, mímicos e outros artistas disputam a atenção com as relíquias à venda. Latas, placas e frascos de época estão entre os itens mais procurados nas bancas da Plaza Dorrego e imediações. 

Praça Benedito Calixto, em São Paulo – A feira, que existe desde 1987, é hoje um ponto de referência intelectual, cultural e já faz parte do calendário turístico e de lazer de São Paulo. Acontece sempre aos sábados, das 9 às 19h, no bairro de Pinheiros, com a participação de cerca de 300 expositores que vendem artesanato variado, obras de arte e antiguidades, além de praça de alimentação.

 
Marché Aux Puces, em Paris – Considerado o maior mercado de pulgas do mundo, é uma junção de 15 feiras de diferentes tipos de antiguidade e os produtos são separados por estilo, data ou material. É possível encontrar móveis estilo Napoleão III e art nouveau, roupas, calçados, discos, pôsteres e uma infinidade de coisas por suas ruelas repletas de objetos. Um dos acessos é pelo número 138 da Rue des Rosiers, em Saint-Quen, na Grande Paris.
 
Encants Vells, em Barcelona – Um dos mercados mais antigos da Europa, o Encants Vells (Encantos Velhos) está localizado nos arredores da Praça das Glòries, onde também se encontra a famosa Torre Agbar. Em 2013, o mercado ganhou nova sede, com cobertura, mas muitos comerciantes seguem a velha tradição de manter seu comércio no próprio chão: de roupas usadas, objetos de segunda mão, produtos de armarinho, móveis antigos, antiguidades, objetos de decoração, etc.

 
Portobello Road Market, em Londres – Criado nos anos 1800, quando era uma feira livre, tornou-se um mercado de pulgas a partir da década de 1940. Concentra mais de mil barraquinhas, que vendem de roupas vintage e discos de vinil até frutas e verduras. Hoje, dividido em setores, concilia todos os gêneros de produtos. Fica no bairro de Notting Hill e acontece às sextas e aos sábados, das 6 às 16h.
 
Feira de Tristán Narvaja, em Montevidéu – Esta feira tradicional na capital uruguaia acontece aos domingos e vende de tudo: desde frutas e legumes a antiguidades, quinquilharias, roupas, plantas e até animais de estimação. Começa na esquina da Avenida 18 de Julho com a Rua Tristán Narvaja e suas barraquinhas estendem-se por grandes quarteirões. No percurso, vale provar algumas especiarias da gastronomia uruguaia, como as empanadas. 

Feira do Rio Antigo, no Rio de Janeiro – Acontece todo primeiro sábado do mês na rua do Lavradio, na Lapa, com cerca de 400 expositores, e é um programa obrigatório para todos que gostam de um passeio temperado com cultura, antiguidades, artesanatos, culinária e gente interessante em meio a um casario antigo e contornado por memórias de um Rio Antigo.