Meio Ambiente

Nasce segundo filho do casal de araras do Parque Ecológico de SV

07/05/2015
Nasce segundo filho do casal de araras do Parque Ecológico de SV | Jornal da Orla
Um dos principais pontos turísticos de São Vicente, o Parque Ecológico Voturuá tem novo morador. É um filhote de arara canindé, que nasceu há um mês. Por ser pequeno, ainda não é possível identificar o sexo, mas a ave já ganhou um nome, Chinha, apelido do diretor do equipamento, Ilton Alves dos Santos, que foi dado pelos funcionários do equipamento.
 
A arara é filha caçula de Rafael, de 13 anos, e Serena, 17, que também são pais de Tânia, com sete anos. No recinto ao lado há outra arara da mesma espécie, Aracy, de 17 anos.
 
De acordo com a bióloga Carla Cerqueira, como os pais alimentam o filhote, as refeições foram reforçadas para que ele cresça saudável. “Os alimentos são frutas, mas acrescentamos calorias, como ração específica e sementes. O casal se alimenta duas vezes por dia”.
 
O novo morador e as demais atrações podem ser visitados de terça a domingo das 9h às 17h, na Rua Anita Costa, s/nº – Voturuá.  Com uma área verde de 850 mil m2, o parque tem mais de 100 animais, de 20 espécies, entre aves, répteis e mamíferos.
 
Canindé – Ave comum em países da América Central também conhecida como arara-de-barriga-amarela, não ameaçada de extinção, pode viver aproximadamente 60 anos. Em cativeiro pode viver até 70.