A FUNDAMAR (Fundação Marlim Azul) traz nesta terça-feira (5), o engenheiro Tiago Zenker Gireli, professor-doutor da Unicamp para discutir sobre a questão da erosão da Ponta da Praia.
Zenker é formado em Engenharia Elétrica e Civil, e possui doutorado em Engenharia Hidráulica e Sanitária, com a tese Modelação Física em Canal da Geração de Ondas Regulares e Irregulares para Estudo de Quebra-mar de Enrocamento.
Entre os principais temas trabalhados pelo profissional estão Engenharia Portuária, Engenharia Costeira, ondas, hidráulica marítima, processos litorâneos, hidráulica fluvial, transporte de sedimentos, transporte hidroviário, modelação física e numérica.
A agenda de compromissos do técnico na Cidade inclui uma reunião com a diretoria da FUNDAMAR, às 11h, e visita ao secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos, Nelson Gonçalves de Lima, às 14h.
“A dragagem do canal do Porto de Santos pode não ser a causa, mas certamente contribui para a deposição dos sedimentos. Nesse contexto, defendo um amplo estudo sobre as causas dessa erosão, analisando não apenas a extração de resíduos, mas também as causas naturais para esse evento que reduz a faixa de areia”, ressalta o presidente da FUNDAMAR, Beto Bayard.