Destinos no Exterior

O aquário do mundo fica no México

02/05/2015
O aquário do mundo fica no México | Jornal da Orla
O apelido “Aquário do Mundo” foi dado pelo famoso oceanógrafo francês Jacques Cousteau devido à rica biodiversidade da região do Mar de Cortez, na costa do Pacífico, no México, que abriga mais de 850 espécies de vida marinha. Entre elas estão tubarões-baleia, leões-marinhos e arraias-jamantas gigantes, além de muitos peixes tropicais. O lugar também atrai quem gosta de observar baleias, pois suas águas temperadas abrigam espécies como a jubarte, a baleia-azul, a baleia de barbatana e a baleia cinzenta.

Uma das principais cidades da região é La Paz, capital do estado da Baja California Sur. Nas ilhas que rodeiam essa baía há mais de 25 pontos de mergulho. Em um dos locais fica uma balsa naufragada, presa a um banco de areia, que forma um recife artificial repleto de vida marinha. A temporada de mergulho vai de junho a outubro.

Um tour na terra da tequila

A cidade de Puerto Vallarta, na costa mexicana do Pacífico, ganhou um passeio de trem para apreciadores de tequila, a bebida típica do país. No Viva Tequila Experience os turistas fazem um tour pelo centro histórico da cidade e visitam um museu onde podem conhecer, de forma interativa, a história, os tipos e o processo de fabricação da tequila.

A degustação vem no final: cada visitante recebe um kit e, com a ajuda de um “maestro tequilero”, aprendem a saborear a bebida do jeito tradicional. O passeio ainda inclui um espetáculo mariachi (famoso gênero musical do país) e apresentação de um balé folclórico. Puerto Vallarta fica em Jalisco, estado onde nasceu a tequila, que é feita de agave azul (também conhecida como agave tequilana), uma planta nativa da região. Outros tours na região levam os visitantes para conhecer lugares relacionados à bebida, como destilarias.