Nesta quinta-feira (19), às 19h, o engenheiro agrônomo e professor Marco Antônio Castanheira, que é consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)/ HidroEX, participa do Seminário sobre Cultura Caiçara, em Guarujá. Com o tema “Utilização responsável dos recursos naturais na preservação dos territórios caiçaras”, o engenheiro explanará sobre o assunto junto com a professora Dulce Maria Pereira, da Universidade Federal de Ouro Preto.
O evento é alusivo ao Dia Mundial do Artesão, celebrado em 19 de março, e à Semana da Cultura Caiçara, que é realizada nacionalmente sempre iniciando em 15 de março. A secretária-adjunta de Cultura, Patrícia Lima, abordará o tema “O plano diretor e as comunidades tradicionais”. E o presidente da Comissão Permanente das Feiras de Arte e Artesanato de Guarujá, e também assessor da Secretaria Municipal de Cultura, Pedro Scott, falará sobre “O Decreto 10.700 e a Comart – Um ano de atividade”.
Já a regularização da prática será tratada pelo diretor de Desenvolvimento Empresarial, Comércio e Serviços da Prefeitura, Luiz Carlos Pacheco, na palestra “O artesão e a formalização da atividade”. A programação segue com a palestra “A cultura caiçara e a economia solidária”, ministrada pelo diretor de Desenvolvimento da Economia Solidária, Pesca e Aquicultura da Prefeitura, Ricardo Louzada.
A iniciativa é realizada no auditório da Câmara Municipal, que fica na Avenida Leomil, 291, Centro.