A Turquia virou um destino desejado pelos turistas brasileiros, e Istambul, a maior cidade do país, por si só justifica a preferência. Surpreendente e fascinante, são muitos os adjetivos usados para definir Istambul, dividida entre a Ásia Ocidental e a Europa. Repleta de palácios, mesquitas, igrejas e bazares históricos, a cidade tem uma atmosfera mágica e fica ainda mais encantadora na primavera, quando é enfeitada com mais de 3 milhões de tulipas plantadas em praças, parques e canteiros à beira das ruas.
A cidade, que tem dois mil anos de história e foi a capital do Império Romano, de Bizâncio e do Império Otomano, hoje vive dias de modernidade e efervescência. Para entender melhor Istambul, nada como começar com um cruzeiro de catamarã pelo Estreito Bósforo, que une os mares de Mármara e Negro, separando a Europa da Ásia.
Patrimônio da Humanidade
Rica em história e tradições, as zonas históricas de Istambul foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1985, pelos seus importantes monumentos e ruínas. Os principais pontos de atração turística de Istambul estão no lado europeu, na região conhecida como Chifre de Ouro. São mesquitas, igrejas, sinagogas e palácios históricos, como a antiga Basílica de Santa Sofia, o Palácio de Topkapi e a Mesquita Azul (única com seis minaretes, é um símbolo religioso para os muçulmanos).
O magnífico interior da Mesquita Azul, construída entre 1600 e 1616, recebe a luz que entra através de 260 janelas em 36 cúpulas, iluminando os mais de 20 mil azulejos de Izmir que decoram suas colunas e arcos. Inaugurada em 360 d.C. a Hagia Sofia suportou os ataques dos conquistadores, revoltas populares, incêndio e terremotos.
O Palácio Topkapi foi sede do Império Otomano durante quatro séculos. Construído no século 15 após a queda de Constantinopla, tem amplos jardins e uma rica coleção de arte. Os salões do harém do sultão guardam um magnífico tesouro, joias, armas e vestimentas da época.
Banhos turcos
Estando lá, tire um dia para vivenciar esta experiência singular. Localizadas em edifícios históricos, as casas de banho oferecem sauna a vapor e vigorosas massagens. Oss banhos turcos – o hamam – são rituais enraizados na cultura do povo há séculos e entre os estabelecimentos mais antigos e tradicionais da cidade estão o Çemberlitas (construído em 1584, se tornou ponto turístico no centro histórico) e o Cagaloglu Hamami, que funciona em um prédio erguido pelo sultão Mehmet I, em 1741. Além das várias casas tradicionais há, também, outras funcionando nos hotéis de luxo da cidade.
Vida agitada
Istambul não vive apenas de seu grandioso passado. A cidade tem vida noturna agitada, concentrada principalmente no bairro de Taksim. É nessa região que estão badalados bares e restaurantes, além de diversão para todos os gostos. Basta caminhar pela rua principal- Istiklal Street – para se deparar com casas tocando música eletrônica, árabe e até brasileira.
A ordem é pechinchar
Fazer compras é uma das atrações mais divertidas da cidade. Pedir descontos não é só uma maneira de economizar, mas uma forma de mostrar respeito aos rituais de um povo que tem o comércio como principal atividade desde os persas. A ordem é pechinchar muito e sempre. Desde um cafezinho até um tapete que pode custar muitos euros. Os principais templos do consumo em Istambul são o Mercado das Especiarias e o Grande Bazar, locais onde as negociações podem demorar horas e sempre regada a chás de maçã. O Grande Bazar é um complexo comercial que reúne cerca de 4 mil lojas e gente de todo o planeta em um infindável labirinto de ruelas.