Meio Ambiente

Ação ambiental em Itanhaém recolhe 650 quilos de lixo

21/01/2015
Ação ambiental em Itanhaém recolhe 650 quilos de lixo | Jornal da Orla
No último sábado (17), foi realizado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente o evento Itanhaém + Consciente, na Boca da Barra. Diversas entidades, órgãos ambientais e culturais participaram por meio de atividades, com o objetivo de conscientizar a população local para a preservação do meio ambiente.
 
As entidades e órgãos ficaram abrigados em diversas barracas, onde a população pode conhecer melhor os trabalhos realizados, não só relacionados ao meio ambiente, mas também à cultura local. O Morro do Sapucaitava e a Praia da Saudade foram os locais que mereceram uma ação mais efetiva, com o recolhimento de lixo e plantio de mudas nativas, a maioria frutífera, para o enriquecimento da fauna e flora local.
 
Foram recolhidos cerca de 650 quilos de lixo da Praia da Saudade, Morro do Sapucaitava e Boca da Barra. Desse número, aproximadamente 250 quilos foram reaproveitados pela Cooperativa dos Catadores, já os rejeitos foram deixados no local para a retirada da coleta rotineira. O plantio de árvores contou com 30 mudas, que futuramente poderão colaborar com a fauna e sustentação de várias partes do morro.
 
O Morro do Sapucaitava é um parque municipal em que há projetos de restauração das trilhas e mirantes contidos em diversas áreas. Já a Praia da Saudade costuma ser freqüentada por famílias devido ao sossego do local.
 
As entidades e órgãos que participaram da Itanhaém + Consciente foram: Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Unidade de Monitoramento Ambiental, Cooperativa de Catadores (Coopersol/Reciclando), Comdema, Academia Itanhaense de Letras, ETEC Itanhaém, ONG Pró Mangue, Quintal Cultural, Muka Surf and Skate Art, Fundação Florestal (Núcleo Curucutu), ICMBio, ONG Vivamar, Sabesp, Coletivo dos Fotógrafos de Itanhaém (Cofit) e ONG Água Viva.