Um dos destinos mais visitados da Europa, a Alemanha é interessante para explorar durante todo o ano e reserva experiências inesquecíveis em roteiros que combinam a tradição com o moderno, passando por vales, castelos, vilarejos medievais, cidades cosmopolitas, gastronomia e festivais. Depois de ser devastado nas duas guerras mundiais, o país se tornou o mais rico da Europa e o quarto do mundo.
A diversidade natural é marcada por pontos fascinantes como as falésias em Rügen, a Floresta Negra, as paisagens brancas dos Alpes, rios, lagos, as ilhas do Mar do Norte, entre outros. Já as vilas antigas e castelos charmosos dão um ar de contos de fadas em várias regiões. A organização e a tecnologia de ponta também são duas das principais características dos alemães. O país é cortado por 12,7 mil km de autoestradas, cerca de 35 mil km de ferrovia e conta com mais de 40 aeroportos espalhados por seu território. Confira algumas das atrações de suas principais cidades:
Berlim- Com arranha-céus modernos, antigos monumentos, parques, cafés, 135 teatros, 180 museus e mais de 5 mil bares, Berlim é uma das mais importantes metrópoles europeias. Entre os principais destaques estão o Portão de Brandemburgo, o Reichstag (Parlamento), o Palácio de Charlottenburg, a Catedral de Berlim, a elegante avenida Kurfürstendamm e um trecho do extinto Muro de Berlim.
Munique – Jardins e parques charmosos, barracas coloridas e cervejarias ao ar livre, museus e complexos modernos são algumas atrações de Munique, a capital da Baviera, que reserva passeios que mesclam história, como o Palácio Nymphenburg (antiga residência dos reis bávaros), e modernidade, como a Torre Olímpica e os museus Alemão e da BMW.
Hamburgo – Um dos portos mais importantes da Europa, Hamburgo é a segunda maior cidade alemã e oferece opções de roteiros históricos como a barroca Igreja de São Miguel, a Câmara Municipal, o tradicional Pauli Fishmarket, o velho e o novo Elbtunnels que passam por baixo do rio Elba.
Colônia – Quarta maior cidade alemã e uma das mais ricas em história do país, Colônia tem 12 igrejas de arquitetura românica, 42 museus e sítios arqueológicos. Vale conhecer o parque de diversões Phantasialand.
Stuttgart – Ponto obrigatório para os amantes de carro, Stuttgart é o berço do automóvel: a Mercedes- Benz e a Porsche são de lá e têm museus no lugar. A região também é famosa pelos restaurantes premiados, cervejarias, teatros, galerias de arte e museus.
Frankfurt – Principal cidade de negócios do país, Frankfurt tem mais de 300 instituições financeiras. A cidade é charmosa com atrativos culturais que valem a pena conhecer, como o Centro Histórico e museus. Aproveite e prove da bebida típica local, um vinho de maçã, acompanhado por pratos da cozinha germânica.
Dresden – Desde a música clássica no teatro Semperoper, os 12 museus da área Staatliche Kunstsammlungen até os castelos Residenzschloss e Elbschlösser, os patrimônios culturais de Dresden encantam os turistas.
NÜremberg – Conhecer as igrejas ricamente decoradas, o Nürnberger Stadtmuseum, o Germanisches Nationalmuseum e o palácio Tucherschloss são programas imperdíveis. Há passeios lúdicos como o Museu dos
Brinquedos e o natalino Christkindlesmarkt, que encantam visitantes em dezembro por sua iluminação por quatro séculos.
Dortmund – A cidade preserva marcas da siderurgia como o Museu Hoesch, mas a grande vocação é da cerveja desde os idos medievais. A prova disso é o Museu da Cervejaria.
Baden-Baden – Aos pés da Floresta Negra e ponto de encontro de milionários, o balneário de Baden-Baden é sinônimo de luxo e nobreza. A cidade tem paisagens maravilhosas e reputação medicinal com 12 termas.
Leipzig – O que compositores consagrados como Bach, Schumann, Mendelssohn e Richard Wagner têm em comum? Todos eram de Leipzig. A cidade da Saxônia é um ótimo programa para quem aprecia música clássica.
Bonn – Antes da reunificação do país, Bonn era a capital da Alemanha Ocidental. A cidade natal de Beethoven tornou-se uma metrópole econômica e cultural. Dois dos mais importantes museus do país estão lá, o Kunstmuseum e o Bundeskunsthalle. Outro destaque é o Teatro de Bonn, com produções de repercussão internacional.
Rotas turísticas
Romântica – Criada há mais de 60 anos, o destino tem um percurso de quase 400km de Würzburg a Füssen, cidade do majestoso castelo de Neuschwanstein. O tour passa por cidades históricas com castelos, vales e vilarejos na Baviera e próximo à região alpina.
Contos de Fadas – A magia das fábulas se torna realidade no oeste alemão ao longo de 600 km. Lugarejos medievais, palácios, grutas, museus e teatro ao ar livre fazem parte da programação. A viagem inicia em Hanau, terra natal dos Irmãos Grimm, autores de clássicos infantis como “Rapunzel”, “A Bela Adormecida”, “ChapeuzinhoVermelho ” e “João e Maria”. O destino termina em Bremen.
Saxã do Vinho – A diversidade cultural entre Pirna e Diesbar-Seusslitz percorre 55 km pelo Vale do Rio Elba, na Saxônia. Os turistas conhecem fascinantes paisagens de vinhas cultivadas há mais de 850 anos e a arquitetura típica local. A viagem inclui um passeio no barco a vapor pelo Elba.
Banhos da Floresta Negra – Vales bucólicos, fontes quentes ricas em minerais e banhos terapêuticos fazem parte do tour de 270 km no sudoeste da Alemanha. É possível realizar caminhadas e ciclismo por campos de golfe e bosques, escalada, pesca e alguns esportes de inverno.
Alpina Alemã – Um dos destinos mais badalados do país serpenteia um trecho de 450 km, ao longo do qual os visitantes podem contemplar 25 castelos, palácios e mosteiros e mais de 60 estâncias de tratamento. Músicos circulam por tabernas criando ambientes bem divertidos.