Meio Ambiente

Estádio Antônio Fernandes é referência no sistema de reutilização de água

13/11/2014
Estádio Antônio Fernandes é referência no sistema de reutilização de água | Jornal da Orla
Com a recente reforma, o Estádio Municipal Antônio Fernandes, no Jardim Helena Maria, em Guarujá, passou a ser um local público de grande investimento e tecnologia na área esportiva. Um dos destaques da obra é o sistema hidráulico que tanto economiza o gasto de água, quanto sustenta parte da energia elétrica do equipamento. O gramado suspenso possui um espaço de 1,5 metro de dreno, que dá oportunidade da água da chuva e do morro entrarem na cisterna de água, que suporta 40 mil litros.
 
Além de ser equipado com recursos importantes para a prática esportiva, o equipamento tem também uma estrutura feita a partir da Agenda 21. A grande atração do estádio, o campo, possui um sistema de dreno interno que garante o reaproveitamento de água na sua irrigação, garante o responsável pelas atividades esportivas, Danillo de Moraes.
 
Além disso, o local tem um desvio que leva a água que escorre do morro para a mesma caixa d’água, resolvendo os antigos alagamentos no entorno do equipamento. Hoje, a cisterna garante, em média, três irrigações por dia.
 
Segundo Danillo, essas instalações foram planejadas pela Administração com o objetivo de cortar gastos. Ele afirma que o gramado não recebe água da rua, o que ajuda na economia. “Seguimos o conceito de que, em alguma ocasião, pode faltar água, assim evitamos o descaso com o campo, que deve ter atenção diferenciada”, explica.
 
Outros destaques da reforma são as placas de captação de energia solar, que além de sustentar a energia dos banheiros, vestiários, piscina e hidromassagem (área Vip), que esquenta a água tratada da rua para o uso do público.