Os interessados podem preencher a ficha de inscrição até o dia 31 de outubro em uma das três unidades da Kokimbos Pizzas & Picanha ou pelo site da Kokimbos. Os candidatos devem indicar no máximo cinco ingredientes para a cobertura – quatro escolhidos de uma lista de ingredientes pré-selecionados pela organização e um a escolha do participante -, além de o modo de preparo e montagem. Para participar é preciso ter no mínimo 18 anos.
Dez pizzas serão classificadas para participar da etapa final, que ocorrerá no dia 20 de novembro, das 19h às 23h, no Clube Internacional de Regatas. Os critérios para classificação na primeira fase serão dois: cinco participantes serão eleitos por voto popular, pela internet, e outros cinco serão escolhidos pela organização do evento, que irá levar em conta a combinação dos ingredientes, ordem de montagem e modo de preparo.
No dia da grande final, os competidores selecionados terão a oportunidade de tirar as receitas do papel. Cada candidato contará, ao todo, com 40 minutos para mostrar toda a sua criatividade e talento – 20 minutos para separação e preparo dos ingredientes e outros 20 para montagem da pizza. Não é necessário fazer a massa ou fornear. Para isso, haverá ajuda de profissionais da casa. Durante todo o processo, os candidatos serão observados por um júri especializado. Em seguida, os jurados irão analisar aroma, sabor, preparo, apresentação e originalidade de cada receita.
As três melhores pizzas ficarão, por um ano, no cardápio oficial da casa com o nome ou sobrenome dos seus criadores. Os finalistas também ganharão prêmios e um período de pizza grátis:
1º lugar 1 ano de pizza grátis (24 vales-pizza)
2º lugar 6 meses de pizza grátis (12 vales-pizza)
3º lugar 3 meses de pizza grátis (6 vales-pizza)
Vencedores da edição anterior
A grande vencedora da edição anterior do Concurso Santista de Pizza Amadora “Meu nome virou pizza” foi a receita Nuremberg, do publicitário Paulo Henrique Farias. A pizza campeã agradou em cheio os jurados e obteve a nota 9,05 do júri.
A criação inusitada leva tomates picados sem sementes, para substituir o molho, e é coberta com mussarela, catupiry, gorgonzola, pequenas lascas de lombo canadense e damascos frescos hidratados.
A segunda colocada no concurso foi a pizza Delicia Saudável, da professora Solange Asevedo Ribeiro. A criação, que recebeu 8,66 pontos do júri, é preparada com massa funcional, a base de biomassa de banana verde, que deixa a pizza mais leve e menos calórica. A cobertura escolhida foi mussarela de búfala, shitake, abobrinha, alho poró e palmito.
Na terceira posição ficou a Pizza Dolabella, da arquiteta Kátia Dolabella Ferreira Luz, com 8,56 pontos dos jurados. Os ingredientes usados foram mussarela de búfala, presunto parma, palmito, rúcula, tomate cereja e azeitonas.