Enoleitores,
Gostaria de participar a vocês a viagem feita com amigos para um fim de semana de cultura, vinho, gastronomia e muita diversão, o Wine Weekend, realizado no Costão do Santinho, em Florianópolis.
Demos sorte, pegamos um tempo excelente, sol de dia e à noite aquele fresquinho que estava propício para beber vinho. O hotel era muito bom e oferecia uma infraestrutura de primeira, tanto que no evento haviam cerca de 560 pessoas e correu tudo bem, somado ao atendimento cordial dos funcionários. Logo no primeiro dia à tarde, tivemos uma degustação, sem compromisso para o encontro de todos os presentes, de alguns bons vinhos como o português do Anselmo Mendes – Muros Antigos escolha 2013 – este um dos grandes enólogos de Portugal na fabricação de brancos.
Outro destaque foi o Quinta do Gomariz rose 2013, leve e refrescante, estávamos chegando e só queríamos vinhos leves para relaxar, pois logo a mais teríamos uma noite de tango harmonizada – lógico – com vinhos argentinos, o que foi muito bom unindo música e vinho, pois a cada enogastronomia tínhamos um show típico para acompanhar enriquecendo a cultura enogastronômica. Para acompanhar a noite argentina ouvimos a camerata de Florianópolis, somada ao Derico no sax, e nos deliciamos com os tangos orquestrados que propicionaram mais prazer aos vinhos.
Na entrada foi servida uma salada de salmão gravlax, cereais e funcho com emulsão de cointreau para acompanhar o Las Moras Black Label Sauvignon Blanc, que para mim não acompanhou bem pois o salmão se sobrepunha ao vinho. Entre a entrada e o prato principal tivemos uma degustação dirigida de 3 tintos, Grand Shiraz Perdenal Valley 2008 – um belo vinho elegante encorpado, taninos equilibrados um bom final de boca; o Las Moras Negra2009 blend e de Malbec com Bonarda um pouco jovem, taninos mais ásperos e madeira presente pedia comida; o Finca Perdenal Malbec varietal 2008, encorpado, muito novo, tanino e acidez presente, longo, final de boca para ser bebido daqui a uns 5 anos. Como prato principal, um bife ancho com chimichurri e purê com queijo sardo. E adivinhe a sobremesa? Um Alfajor de Dulce de Leche descontruído.
Delicia! Deu vontade? Na próxima semana, continuo com esta viagem que unimos cultura, vinho, gastronomia, amigos e prazer…
Enoabraços e uma ótima semana!