Destinos no Exterior

A Cordilheira dos Andes do alto

15/08/2014
A Cordilheira dos Andes do alto | Jornal da Orla
A cada temporada, a estação de esqui Portillo, no Chile, atrai esquiadores e snowboarders experts e iniciantes para suas pistas. O centro completa 65 anos e oferece, aos turistas, hospedagem e passeios com preços de baixa temporada. Mas as atividades do resort de neve não se restringem à terra firme. Até setembro, por exemplo, é possível participar de um passeio de helicóptero para apreciar a imensidão da Cordilheira dos Andes sob outra perspectiva. 

O roteiro do voo turístico sobre Portillo e seus arredores inclui marcos da região, como as geleiras e lagoas do Parque Andino Juncal, o monumento “Cristo Redentor”, que marca a divisa da fronteira Argentina – Chile, e o monte Aconcágua, conhecido como o Teto das Américas, cujo cume fica a 6.962 metros de altitude. O tour faz ainda uma parada no lendário restaurante Tio Bob’s, que fica no alto da montanha e normalmente é acessado apenas por teleférico. 

Para os mais aventureiros, o passeio pode se transformar em uma grande aventura de Heli-skiing, que une o voo de helicóptero à experiência de esquiar em lugares remotos. Esses passeios dependem das condições climáticas e são indicados para esquiadores intermediários e avançados. Nesta opção, os turistas podem escolher entre mais de oito rotas e sentir a adrenalina de deslizar por algumas das montanhas mais impressionantes da América do Sul, nos arredores de Portillo. 

Passaporte para uma aventura gelada

 
A estação de esqui está localizada a duas horas da capital chilena, Santiago, e recebe cerca de 450 hóspedes por semana. Os amantes de aventuras no gelo têm à disposição 34 pistas para todos os níveis de esquiadores e snowboarders, 14 meios de elevação e área ampla fora da pista. 

A gastronomia do local também cativa os hóspedes, que são recebidos no restaurante principal da estação por um maître conhecido como Don Juan, provam as receitas do chef Rafael Figueroa, que há 25 anos está à frente da casa. É possível, ainda, curtir apresentações de música ao vivo no bar do hotel ou dançar na discoteca.


 

As opções de hospedagem são o Hotel Portillo (123 apartamentos) e alojamentos Octagono e Inca, o primeiro com 15 amplos apartamentos com quatro beliches cada e banheiro privativo, e o segundo, mais indicado para mochileiros e jovens, tem 20 quartos menores que podem ser compartilhados. Os banheiros, nesse caso, ficam fora, nos corredores. Mais informações neste site.