Destinos no Exterior

Conhecendo a Suíça de trem

25/07/2014
Conhecendo a Suíça de trem | Jornal da Orla
A bordo de trens confortáveis, pontuais e com tickets que permitem viajar por várias cidades, é possível percorrer a Suíça e se encantar com suas deslumbrantes paisagens formadas por lagos e montanhas que mais parecem saídas de telas de pintura. Para completar, o pequeno país tem infraestrutura de primeiro mundo e altíssimo padrão de vida. 
De trem, o itinerário entre Genebra e Zurique, duas das principais cidades da Suíça. dura em torno de 2h40, mas, contemplando a bela paisagem pela janela, nem se nota o tempo passar. A elegante Zurique reúne mais de 50 museus, 100 galerias de arte e mais de 2 mil restaurantes para todos os gostos.
Em Genebra, os visitantes podem fazer um passeio de barco pelo Lago Genebra, o maior da Europa ocidental, apreciando casarões e castelos emoldurados por montanhas. Na terra dos ponteiros precisos, vale a pena conhecer o enorme relógio feito com milhares de flores, no Jardim Inglês.

Bilhete único
O Swiss Pass é um bilhete que garante viagem ilimitada por todo o país, permitindo ao turista pode visitar quantas e quais cidades preferir. Tanto em Genebra como em Zurique, por exemplo, há estações de trem nos  aeroportos. O bilhete é válido para todo o sistema de transporte suíço, o que inclui a utilização de navios, ônibus, transporte urbano e trens. O passe oferece ainda entrada grátis a mais de 450 museus e exposições na Suíça. Jovens entre 16 e 25 anos e menores de 4 a 15 anos têm descontos nas passagens, e até 4 anos viajam gratuitamente. O Swiss Pass pode ser adquirido pelo site em português da Rail Europe.


Cenário cinematográfico

Um dos percursos mais famosos do país está entre Zermatt e St. Moritz, que dura pouco mais de sete horas. Das janelonas do trem panorâmico Glacier Express, a vista é de tirar o fôlego: montanhas intocadas, desfiladeiros profundos, vales encantadores, além de 91 túneis e 291 pontes vertiginosas.

Primeiro Mundo
Situada no centro da Europa, em uma área de 41 mil km² (inferior à do Estado do Rio de Janeiro), a Suíça é conhecida mundialmente por seu altíssimo padrão de vida, seus bancos, sua tradicional neutralidade política, seus relógios e chocolates, estações de esqui, lagos, montanhas e outros símbolos nacionais. 
Sua capital, Berna, é uma das capitais mais tranquilas da Europa e é também considerada uma das mais bonitas, com galerias e fontes fantásticas, tudo emoldurado pelas colinas verdejantes e pelas correntes verdes glaciais do Rio Aar.