Simplesmente Vinho

Visita ao Douro

13/06/2014
Visita ao Douro | Jornal da Orla
Recentemente fui a Portugal resgatar uma dívida, nada desagradável, que tinha com umas pessoas de lá que conheci aqui em nossa cidade. Consistia em visitar a QUINTA DE SANTA EUFÊMIA, um lugar muito bonito, no Douro, de propriedade destes amigos. Que tarefa dura. Dura por ter que vir embora e deixar uma região lindíssima, Patrimônio Mundial da Humanidade, pela UNESCO.

OS VINHOS
A Quinta de Santa Eufêmia produz essencialmente Vinho do Porto, desde 1864 e mais recentemente vinhos D.O.C. Douro. Destaque para os vinhos do Porto brancos, difíceis de achar, pois são poucos os produtores que se arriscam nesta difícil tarefa. Que bela degustação. Os brancos e os tawnys com até 40 anos são vinhos de altíssima gama, reconhecidos na região, no país e no exterior. Aqui no Brasil chegam com o rótulo “EIRADOS”, representando uma parte dos vinhos que existem com o rótulo “Quinta Santa Eufêmia”.
Estes vinhos de alta gama são vinificados no processo mais tradicional do Douro, em LAGARES de pedra granítica e com pisa humana. Isso mesmo. O velho e precioso método de se formar o mosto pisando as uvas nos lagares.

O VINHEDO

O Douro foi demarcado em 1756 pelo Marquês de Pombal e a Quinta Santa Eufêmia conta com o marco número 27. Ali estão plantadas exclusivamente as castas regionais do Douro, principalmente as tintas touriga nacional, tinta roriz, tinta barroca e representando as brancas malvasia fina, moscatel galego, rabigato, folgasão e gouveio. 
A disposição do vinhedo de 45 hectares é todo em encostas de excelente exposição ao sol. Em boa parte das parcelas são cultivadas juntas várias castas regionais, o que no Douro é uma característica marcante de seus vinhos complexos e profundos. É a tradição da região. 

A FAMÍLIA
A força desta marca está no trabalho em família, que, na quarta geração de sete bisnetos, se encarrega da produção sob a responsabilidade da enóloga Alzira de Carvalho, a comercialização cuidada por Bernardo de Carvalho e o enoturismo coordenado por Tereza de Carvalho, com apartamentos em torno da bela capela que marca e dá nome à propriedade. O resultado final do empenho de todos são os Portos maravilhosos, oriundos de um terroir abençoado por Santa Eufêmia.