Roteiros Nacionais

Muito charme e história na região serrana do Rio

06/06/2014
Muito charme e história na região serrana do Rio | Jornal da Orla
Além de Teresópolis, outros lugares são extremamente convidativos para quem sobe a serra fluminense. Prédios da época colonial, natureza exuberante, o charmoso clima da montanha e, para arrematar, cervejarias que abrem suas portas para visitas e, o que é melhor, degustações. 

Petrópolis
A 68 km da capital, a cidade recebeu o Palácio Imperial de Dom Pedro II, que descobriu e encantou-se com as belezas e o clima ameno da região serrana. Os atrativos turísticos de Petrópolis, formado pelo conjunto arquitetônico, belezas naturais, baixas temperaturas, ótimos hotéis e pousadas, confeitarias, bares e restaurantes no centro da cidade, atraem turistas durante todo o ano.
 
Construído entre 1845 e 1862 para servir de residência de verão para D. Pedro II, o Palácio Imperial abriga um dos museus mais visitados do país: o Museu Imperial de Petrópolis. Entre cerca de 300 mil itens que representam o principal acervo da monarquia brasileira estão peças valiosas como a coroa de D. Pedro II e a pena de ouro usada pela Princesa Isabel para assinar a Lei Áurea, em 1888. Ao longo da visita, o público pode conferir outras preciosidades como fotos e documentos históricos, medalhas, joias, indumentárias e os móveis originais da época.

Itaipava
Muitos pensam que Itaipava é uma cidade, mas, na verdade, a charmosa Itaipava é um distrito de Petrópolis. O local tem clima agradável durante todo o ano e é refúgio de inverno de muitos cariocas. Itaipava reúne hotéis e pousadas de alto padrão, shoppings e uma rede de lojas. Os famosos clubes com campos profissionais de golf e a refinada gastronomia complementam o charme do lugar. 

Nova friburgo
Além das belezas naturais, a cidade tem o charme da colonização suíça impresso nas construções e costumes, assim como na culinária. O turismo fica em segundo lugar na economia da região, perdendo apenas para a produção têxtil. O povoado de Lumiar é o centro do ecoturismo do município.

Oásis do friozinho

Com cerca de mil metros de altitude acima do nível do mar – e algo em torno de 10 graus a menos nos termômetros em relação ao Rio -, Teresópolis é um oásis para escapar do calor escaldante da capital. Degustação de cervejas artesanais, banhos em cachoeiras, trilhas na mata e o clima bucólico das montanhas são alguns dos atrativos locais.

A Granja Comary teve origem no loteamento da antiga fazenda de Carlos Guinle, realizado a partir de 1951. É o local de concentração da seleção, além de centro de treinamento de outras categorias patrocinadas pela Confederação Brasileira de Futebol. A sede conta com mais de 150 mil m² de área verde, divididas entre cinco campos, infraestrutura para atendimento aos atletas e um moderno centro de treinamento.

A Granja atrai turistas também pela bela paisagem composta pelo Lago Comary (artificial), de cujas margens podem ser vistos os picos da Serra dos Órgãos, incluído o Dedo de Deus. É um “cartão-postal” de Teresópolis. Nos finais de semana, apesar dos limites impostos pela CBF dos lugares a serem visitados, é possível chegar bem perto do lugar, através de um alambrado.