Roteiros Nacionais

A casa da seleção

06/06/2014
A casa da seleção | Jornal da Orla
O mar é o cartão-postal do Rio de Janeiro, mas o estado fluminense tem outros encantos a oferecer além de suas celebradas praias.  A região serrana, cercada da Mata Atlântica e de paisagens naturais deslumbrantes, está em evidência no momento devido à permanência da seleção brasileira de futebol na Granja Comary, na charmosa Teresópolis, mas as serras do Rio são atraentes o ano inteiro. Quando a temperatura cai fica ainda mais convidativo um passeio ao lugar, repleto de românticas pousadas, restaurantes e opções de lazer.

Além de Teresópolis, assim batizada em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II, outros importantes destinos são Petrópolis, a cidade imperial, e Nova Friburgo, com sua colonização pioneira de suíços e alemães. A região serrana abriga também o Parque Nacional Serra dos Órgãos, o terceiro mais antigo do país e uma das principais unidades de conservação de Mata Atlântica. O parque possui a maior rede de trilhas do Brasil (130 km) e mais de 20 mil hectares de muito verde, belas paisagens e cachoeiras. 

Oásis do friozinho

Com cerca de mil metros de altitude acima do nível do mar – e algo em torno de 10 graus a menos nos termômetros em relação ao Rio -, Teresópolis é um oásis para escapar do calor escaldante da capital. Degustação de cervejas artesanais, banhos em cachoeiras, trilhas na mata e o clima bucólico das montanhas são alguns dos atrativos locais.

A Granja Comary teve origem no loteamento da antiga fazenda de Carlos Guinle, realizado a partir de 1951. É o local de concentração da seleção, além de centro de treinamento de outras categorias patrocinadas pela Confederação Brasileira de Futebol. A sede conta com mais de 150 mil m² de área verde, divididas entre cinco campos, infraestrutura para atendimento aos atletas e um moderno centro de treinamento.

A Granja atrai turistas também pela bela paisagem composta pelo Lago Comary (artificial), de cujas margens podem ser vistos os picos da Serra dos Órgãos, incluído o Dedo de Deus. É um “cartão-postal” de Teresópolis. Nos finais de semana, apesar dos limites impostos pela CBF dos lugares a serem visitados, é possível chegar bem perto do lugar, através de um alambrado.