Meio Ambiente

Brasil terá iniciativas de sustentabilidade para a Copa

04/06/2014
Brasil terá iniciativas de sustentabilidade para a Copa | Jornal da Orla
As iniciativas de sustentabilidade para a Copa do Mundo foram apresentadas no fim de maio, em Brasília, pelos ministros do Esporte, Aldo Rebelo, do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do Desenvolvimento Social, Teresa Campello, e do Turismo, Vinícius Lages, além da representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) no Brasil, Denise Hamú. Dentre os projetos prioritários está a campanha Passaporte Verde, que entra na fase final de ajustes e será lançada em breve. A página do projeto no Facebook já está no ar e integra o objetivo de ampliar a comunicação e o engajamento em questões de consumo e produção sustentáveis em turismo. Aplicativo e site também serão lançados e trarão informações como roteiros de turismo sustentável nas cidades-sede.
 
A partir do lançamento da campanha, hotéis, pousadas, bares e restaurantes poderão se comprometer com boas práticas de produção e serviços através de um processo de adesão. No hotsite, o empresário terá acesso a uma autoavaliação para conhecer o nível de sustentabilidade do seu estabelecimento e, depois, buscar aprimoramento de alguns quesitos.
 
Parte integrante das iniciativas da Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa do Mundo, o Passaporte Verde está sob a coordenação do Pnuma, em pareceria com os ministérios do Turismo, Meio Ambiente e Esporte, além de outros apoiadores.