Na mais recente reunião da Confraria Feminina Meia Taça, o grupo resolveu apresentar algumas pesquisas e degustar harmonizando vinhos que combinem de maneira elegante, a uma mesa de queijos, embutidos, patés e frutas secas aos vinhos. Por ser tão habitual e as pessoas muitas vezes servirem no automático, acaba se perdendo e deixando de realmente curtir uma deliciosa combinação, o que só leva a um maior prazer tanto na comida como na bebida…
Chegaram às seguintes conclusões:
Queijos de cabra, e queijo brie tornam-se deliciosos com um sauvignon blanc, no caso foi servido um Sancerre, do Loire.
Queijo ementhal e mesmo um bom parmesão harmonizaram bem a um chardonnay levemente amadeirado
Queijo gouda e mozarela de búfala ficaram deliciosos com um gewurztraminer da Alsacia, levando a conclusão que este vinho acompanha bem a raclete
O parmesão ficou deliciosos com um bom Amarone do Veneto
Queijo gorgonzola ou roquefort harmonizaram bem ao francês Sauternes, podendo ser também um bom Porto
Foi servida uma tábua de frios contendo mortadela ceratti, salame e parma que se tornaram muito bons junto ao Beaujolais Village, uma boa surpresa!
E nada melhor para acompanhar uma noite de queijos e vinhos do que um paté de fígado que ficou mais do que perfeito com o sauternes e também com o Porto.
Uma dica bacana é além dos diversos tipos de pães que servem preparando o paladar para a troca do vinho, servir uva italia para exercer esta função junto aos queijos. Os vinhos sauternes e porto cairam muito bem com uma trilogia de sobremesas , no caso bavaroise de frutas vermelhas, doce de abacaxi com coco e profiteroles de creme e calda de chocolate.
Espero que com estas dicas tenha ajudado vocês a se animarem e programarem uma deliciosa reunião onde o prazer dos amigos aliados a uma boa mesa tornará a sua noite memorável.