Destinos no Exterior

Passaporte é novidade na estrada real

23/05/2014
Passaporte é novidade na estrada real | Jornal da Orla
Nos mesmos moldes de trajetos conhecidos, como o “Caminho da Fé” (em São Paulo) e o “Caminho de Santiago de Compostela”, na Espanha, foi lançado dia 5 deste mês o projeto-piloto do Passaporte Estrada Real. A estrada é formada por quatro caminhos, abertos oficialmente pela Coroa Portuguesa, que ligam as antigas regiões das minas e das pedras preciosas, no interior do estado de Minas Gerais, ao litoral do Rio de Janeiro, passando ainda por São Paulo. 
O passaporte consiste em um caderno com formato similar ao documento utilizado em viagens internacionais e será entregue ao turista nos postos de coleta específicos, após o seu cadastro on-line. Com isso feito, basta que o viajante comece sua viagem a pé, de carro, a cavalo ou de bicicleta e receba os carimbos para obter seu certificado gratuitamente.

Caminho Velho – São 630 km. Saindo de Paraty, no litoral do Rio, passa pela
Serra da Mantiqueira, pelo Circuito das Águas e por antigas vilas até a parada final em Ouro Preto, ponto central da Estrada Real. 

Caminho Novo – São 515 km, de Ouro Preto ao Rio de Janeiro. Hoje, repleto de atrativos turísticos, guarda dezenas de vestígios da época mineradora.
Caminho dos Diamantes – São 350 km, ligando Diamantina a Ouro Preto. Passou a ter grande importância a partir de 1729, com as pedras preciosas de Diamantina.

 Caminho de Sabarabuçu – Seus 160 km conectam os distritos de Cocais (Barão de Cocais) e de Glaura (Ouro Preto). O caminho segue margeando o rio das Velhas e tem a Serra da Piedade, do alto dos seus 1.762 metros, como um dos atrativos. 

Guia turístico virtual – O site do Instituto Estrada Real (IER) oferece um guia virtual completo e indispensável para quem vai visitar o histórico caminho turístico. Nele, o turista encontra atrações históricas e naturais, hospedagens e restaurantes em Ouro Preto, Tiradentes, Mariana, Paraty e mais dezenas de municípios. É uma plataforma que permite ao viajante descobrir a Estrada Real, mesmo antes de sair de casa.