
São viagens curtas, de no máximo uma hora e meia, que começam às 08h30 a bordo de vagões da década de 60, totalmente restaurados. Ao longo do percurso, monitores dão informações históricas sobre a ferrovia paulista e as estações. Para complementar o passeio, os passageiros podem adquirir no balcão da agência Rizzatour, ao lado da bilheteria do Expresso, na Estação da Luz, roteiros turísticos nas cidades de destino. Há também a opção de consultar os sites das respectivas prefeituras.
Roteiros pelos trilhos
Luz – Mogi – O Expresso Turístico toma a direção dos trilhos da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, ferrovia construída ainda no Império, em 1877, para ligar o Rio de Janeiro a São Paulo. Mogi das Cruzes, no Alto Tietê, integra o Cinturão Verde de São Paulo e atualmente é conhecida como centro produtor de flores, com destaque para as orquídeas. Lá, os passageiros podem optar por visitar propriedades frutíferas e hortaliças; o Casarão do Chá (agora restaurado); conhecer o patrimônio histórico da cidade ou fazer um roteiro ecológico. O trem sai no segundo domingo do mês.
Luz – Paranapiacaba – A histórica vila ferroviária de arquitetura inglesa pertence ao município de Santo André. Lá, os passageiros poderão conhecer diversas atrações culturais e ecológicas, como o Museu do Castelinho, o Parque Nascentes de Paranapiacaba e a Casa da Memória. É possível também encontrar em operação a segunda locomotiva mais antiga do Brasil, que hoje integra o acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). O trajeto é realizado aos domingos, exceto nos segundos do mês.
Deixe um comentário