Enoleitores, hoje escreverei sobre os Top Five, eleito pelo público presente no evento Acausa Wine.
O primeiro colocado foi o vinho espanhol Carlos Serres Onomástica Reserva 2004, um blend das uvas Tempranillo 80%, Graciano 10% e Mazuelo 10%, estagiando por 24 meses em barricas francesas e americanas. Um vinho com 10 anos, pronto para beber, com taninos suaves, cor vermelho rubi para telha, aromas de frutas negras e vermelhas maduras, algo de tostado e chocolate; taninos finos elegante com boa acidez, um final de boca longo. Da La Pastina.
O 2º colocado foi um vinho português da bairrada Principal Grand Reserva 2009. Este vinho foi eleito um dos 10 melhores tintos do mundo pela revista italiana Spirito di Vino. Elaborado com a casta baga da Bairrada, tem aromas de cassis, amoras e um toque de defumado. Ainda fechado, macio redondo e elegante, para mim o melhor da noite. Da Ideal Drinks.
O Batasiolo Barolo Reserva 2003 foi o 3º colocado. É um típico Barolo, pronto para beber. 11 anos, 100% Nebiolo Varietal, vermelho escuro opaco aromas de couro, alcaçuz taninos elegantes e presentes com um longo final de boca. Da Max Brands.
Em 4º lugar outro português: o Quinta das Murças Reserva 2009. Da região do Douro apresentava aromas de frutas vermelhas, um leve toque de madeira, taninos macios e longo final de boca, elaborado com seis tipos de uvas autóctones. Da Qualimpor.
E finalmente o 5º colocado. Um argentino com pé chileno. Vibo, da bodega Viu Manet que produz este excelente Malbec na Argentina, região do Vale do Uco. Varietal de cor vermelho rubi vivo, aromas de cereja, framboesa, frutas vermelhas elegante na boca, boa estrutura, macio e persistente. Da Hannover.
Fico feliz em partilhar a vocês os melhores vinhos escolhidos pelo público presente na Acausa Wine 2014.