Destinos no Exterior

Pedal e adrenalina

16/05/2014
Pedal e adrenalina | Jornal da Orla
Para muitos, a bicicleta é um meio de transporte leve, divertido, reservado para os momentos de lazer ou locomoção na cidade, mas para outros o veículo proporciona pura adrenalina. São os adeptos do Mountain Bike, modalidade esportiva realizada em trilhas com bicicletas especiais que permitem passar por quase qualquer tipo de obstáculo e aguentam todos os trancos possíveis. Veja algumas das mais famosas trilhas do mundo:

Bike Park Leogang – Áustria. Ladeiras, obstáculos e rampas dividem espaço no parque com trilhas fáceis para quem só busca um passeio agradável. A trilha mais divertida é a Speedster, com 2300 metros de descida íngreme e oportunidade para grandiosos saltos.

Etna – Itália. Um passeio de bicicleta na beira de um dos mais altos e ativos vulcões do mundo, na Sicília. A subida, chegando a mais de três mil metros próximo à cratera, pode ser feita com ajuda de teleférico e jipe.

Mammoth Bike Park – Califórnia. Descidas escorregadias com curvas desafiadoras, saltos, rampas e uma série de outros obstáculos desafiam os ciclistas no parque americano.
Lês Gets – França. Nos Alpes franceses, a encosta do Monte Chéry foi utilizada em diversas oportunidades para sediar o Campeonato Mundial de Mountain Bike.

Whistler Mountain Bike Park – Canadá. Com cerca de 250 km de trilhas divididas em quase 50 diferentes rotas, o bike park oferece descidas impressionantes, como no Monte Garbanzo, com mais de um quilômetro de downhill.
 
Buffalo Creek –  Colorado. É considerado uma das melhores trilhas de downhill naturais dos Estados Unidos. Tem um caminho que pode mudar rapidamente de areia para escorregadias rochas. Belas paisagens compõem o cenário.

Trilhas com beleza e infraestrutura
No Brasil, há trilhas técnicas que, além de belezas exóticas pelo caminho, oferecem infraestrutura para competições e simples passeios de mountain bike.
Descubra a seguir quais são as melhores opções para praticar este esporte de aventura.

Bike Park São Silvano – Morungaba (SP). A 100 km de São Paulo, a pista é ideal para os praticantes do cross-country, com quatro linhas sinalizadas que dão acesso a uma cachoeira. Site www.fazendasaosilvano.com.br.

Zoom Bike Park – Campos do Jordão (SP). Com 20 km de trilhas sinalizadas, sendo 15 km de singletracks, o parque é dividido em quatro níveis de dificuldade e pista com pontes, passarelas de madeira e rampa.

Bike Park Cancioneiro – São Paulo (SP). O bike parrk fica no bairro da Vila Olímpia entre um viaduto e uma avenida movimentada e é adaptado não só para BMX como também para mountain bike e dirt jump. Site www.spxbikes.esp.br.
No Sol Bike Park- Curitiba (PR). Boas pistas de downhill e freeride para aprender e evoluir nas modalidades.

Terra na Veia Adventure park – Maracanaú (CE). Localizado a 20 km de Fortaleza, a pista quase toda é de terra batida com curvas sobre estrados de madeira, passarelas e boas rampas para salto.