Simplesmente Vinho

Chile Wine Ambassador

04/04/2014
Chile Wine Ambassador | Jornal da Orla
Enoleitores,

Na semana participamos do seminário Chile Wine Ambassador, evento elaborado para divulgar os vinhos chilenos de todos os seus terroirs. Como eles dizem, é um convite para saborear o Chile em uma garrafa.
Seu lançamento foi aqui no Brasil, por sermos os maiores consumidores de seus vinhos. A intenção foi mostrar um novo Chile, mais jovem e dinâmico, um país que une a enologia, turismo e gastronomia. 

Tivemos várias palestras sobre o clima, solos e modos de vinificações, ministradas pelos melhores enólogos do Chile, entre eles, Paulo Morande (proprietário das bodegas RE e Morande), Mario Geisse (da vinícola Geisse e diretor técnico da vinícola Casa Silva), Felipe Urbe (enólogo e sócio da vinícolas Andes Plateau), o viticultor Renan Cancino (o homem que põe a mão na terra trabalhando na vinícola El Principal, de Pirque, e vinícola Botaculta). Para falar de enogastronomia, Marcelo Prieto, sommelier, embaixador da vinícola Casa Silva e autor do “Guia de água mineral do Chile”, e, para mediador, o sommelier Bra-Chileno, Ariel Peres Navarro. Foram dois dias de imersão nesta cultura, com 65 vinhos apresentados, degustados e analisados. 

Viajamos do norte ao sul do Chile. Iniciamos nos Vales Elqui e Limari, a 400 km ao norte de Santiago, com ventos provenientes da Cordilheira. Dias quentes e noites frias, produz ótimos vinhos, suas uvas principais são a Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir e Shyraz, esta última teve uma bela adaptação neste vale. 

Destaco alguns vinhos como da Viña Tabali, o Talinay 2011 – Pinot Noir, de cor vermelho intenso, aromas de frutas vermelhas intensas, um toque de calcário repetindo na boca, redondo, equilibrado, e com um leve final de boca. O Chardonnay Winemaker Grand Reserva 2011, da Viña Tamaya, coloração amarelo ouro, brilhante, apresentava aromas de frutas maduras, como pera e maçã, leve floral, mineral e sútil toque de mel. Na boca guloso, equilibrado, boa acidez, longo, um retro nasal com toques minerais; bom vinho para acompanhar peixes e frutos do mar.   
Enoabraços e até a próxima semana com mais Chile.