Na Europa é comum famílias inteiras praticarem o naturismo, mas no Brasil, onde as mulheres desfilam com biquínis minúsculos o ano todo, a nudez ainda é tabu e as poucas praias de nudismo despertam curiosidade e geram discussão entre as pessoas que desconhecem este estilo de vida. Longe de refletir desrespeito, o movimento se baseia em uma filosofia de retorno à natureza como a melhor forma de viver. Para os praticantes, a nudez é natural, desvinculada do erotismo.
De acordo com a lei brasileira, a nudez em locais públicos é criminalizada e considerada como atentado ao pudor, por isso os encontros naturistas acontecem em praias regulamentadas por decretos municipais, além de clubes e ambientes privados. As pessoas interessadas em visitar as praias devem seguir as ‘Normas Éticas do Naturismo Brasileiro’.
O desrespeito a alguma das regras gera advertência, expulsão do local e até proibição de frequentar encontros futuros. Fotografar, gravar ou filmar outros naturistas sem permissão é considerado comportamento inadequado. Portar-se de forma desrespeitosa ou discriminatória em relação a outros naturistas ou visitantes também. Já ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas é falta grave.
Praia do Pinho, Santa Catarina – Localizada em Balneário Camboriú, a praia ostenta o título de primeira praia naturista do Brasil e é a que recebe o maior número de turistas ao longo do ano. De fácil acesso, a praia tem ondas fortes e costões cobertos de mata nativa.
Praia de Tambaba, Paraíba – Ficou conhecida por ter se tornado, em 1991, a primeira praia oficial de nudismo do Nordeste. Mas já chamava atenção por sua beleza: a faixa de areia é pequena, mas cercada de falésias, coqueiros e vegetação de restinga. Pelo acesso principal há um pequeno trecho destinado a quem prefere usar trajes de banho. A sua implantação acabou contribuindo para o crescimento de todo o turismo no litoral sul da Paraíba.
Praia de Pedras Altas, Santa Catarina – A praia, no município de Palhoça, tem difícil acesso por uma estrada sem pavimentação. Os dois costões de vegetação, pedras corpulentas e o mar calmo colaboram para oficializar esta praia – na realidade duas prainhas de 100 metros – como reduto naturista.
Praia do Abricó, Rio de Janeiro – A parte naturista de Grumari toma o nome de Praia do Abricó e fica em área urbana de preservação ambiental, cercada por morros com vegetação de restinga. As ondas são fortes e atraem surfistas. É uma das únicas praias onde os homens podem entrar desacompanhados. O acesso é pela avenida Estado da Guanabara.
Praia da Galheta, Santa Catarina – A praia fica em Florianópolis. Partindo do canto esquerdo da Praia Mole, é só caminhar 15 minutos, sobre pedras, para encontrar mar mais calmo e a pequena faixa de areia protegida por costões. Há caminhadas que levam a riachos com piscinas naturais e também passeios de barco pelas ilhas próximas. Um lado da praia é reservado para casais e famílias; outro para solteiros.
Praia Olho de Boi, Búzios, RJ – É uma opção para quem prefere um ambiente mais selvagem, um contato ainda mais direto com a natureza e maior tranquilidade. A trilha íngreme e não sinalizada que parte do canto direito da Praia Brava demora aproximadamente 20 minutos para ser percorrida, mas a Olho-de-Boi compensa o esforço. O prêmio é o mar cristalino, onde dá para ver peixes mesmo sem máscara.
Praia Barra Seca, Espírito Santo – Fica no município de Linhares. O trecho isolado de areia pode ser alcançado por travessia de barco de 5 minutos pelo Rio Ipiranga. É preciso parar o carro na estrada e procurar pelos barqueiros, combinando o horário de retorno. A praia tem quiosques, banheiro e duchas.
Praia de Cap D’Agde, França – Localizada em Agde, é considerada a meca do nudismo devido à grandiosidade da estrutura que oferece. Por lá, é possível ir ao mercado, ao banco, padaria, sem usar roupa.
Haulover Beach, Estdos Unidos – No sul da Flórida, a praia é uma das mais visitadas do litoral norte-americano e chega a receber 7 mil visitantes em um único dia. Os banhistas podem escolher se usam ou não roupa de banho. O acesso à praia é feito a partir de Miami.
Praia de Montalivet, França – A tradicional praia fica na região de Bordeaux e tem áreas de camping e resorts muito bem estruturadas. O local figura entre os melhores em listas especializadas.
Praia Filiaki, Grécia – Localizada na ilha grega de Sfakia, o local também é frequentado por naturistas que escolhem a privacidade dos hotéis. No Hotel Vritomartis, por exemplo, há uma pista de dança especialmente para nudistas.
Praia de Koversada, Croácia – Na cidade de Vrsar, é considerado o centro naturista mais famoso do Adriático e um dos mais antigos da Europa, já que foi fundado em 1961.
Praia Playa del Carmen, México – Na Riviera Maya, o local tem estrutura de luxo e é conhecido por promover casamentos nudistas, em que noivos e convidados ficam sem roupa durante a cerimônia.
Playa Luna, Chile – Na região de Valparaíso, próxima à cidade de Horcón, o local tem o nu como opcional nas praias, mas na maioria dos clubes e piscinas é proibido frequentar usando qualquer vestimenta.
Orient Bay Beach, Saint Martin – Fica na região das Antilhas Francesas. Ao longo dos mais de 2 km de areias brancas e mar de água cristalina, algumas partes são liberadas para o naturismo. No Hotel Club Orient Resort, os hóspedes podem realizar todas as atividades aquáticas sem roupas, como snorkel ou Stand-Up Paddl.