Uma comitiva de Santos viajou para a Costa Rica e foi recebida, quarta-feira (5), pela presidente Laura Chinchilla¸ no Estádio Nacional, na capital San José. Durante o encontro, foi definido um convênio para a irmanação de Santos com o município de Alajuela.
O protocolo de cidades irmãs permite o intercâmbio nas áreas da cultura, turismo e planejamento. O prefeito Paulo Alexandre Barbosa deu o pontapé inicial no amistoso entre as seleções da Costa Rica e Paraguai.
A quarta-feira também foi marcada pela contagem regressiva de 100 dias para a Copa do Mundo e, durante a partida, foi exibido nos telões do estádio um vídeo sobre Santos (onde a seleção da Costa Rica ficará hospedada durante o torneio). A presidente também presenteou o chefe do executivo com uma imagem religiosa.
Na quinta (6), a comitiva visitou o centro de treinamento da seleção costarriquenha. Depois, se reuniu com representantes da Canatur, órgão responsável pelo turismo, para assinar um protocolo de intercâmbio para fomentar o turismo entre as cidades.
À noite, houve uma solenidade na prefeitura de Alajuela para oficializar a irmanação. Além disso, duas universidades santistas terão convênios de intercâmbio com o país da América Central.